Top 6 dicas para manter seu gato feliz e saudável

dicas manter gato feliz saudável

Ness artigo, confira quais são as principais dicas para manter seu gato de estimação feliz, entretido e, acima de tudo, saudável.


Os gatos são animais que adoram se enrolar em nós o dia todo. Eles não costumam fazer muito barulho como outros animais de estimação, mas ainda assim nos mantêm relaxados e felizes. Acima de tudo, os gatos também respeitam nossa privacidade sempre que sentimos vontade de ficar sozinhos por algum tempo.

Mas nós, como donos de pets, damos a eles a alegria que realmente merecem? Muitas pessoas podem ser bem-sucedidas ao tentar fazer isso, enquanto outras podem ter muita dificuldade.

Neste artigo, iremos listar 6 dicas muito fáceis para manter seu gato sempre feliz e saudável. Espero que essas dicas possam te ajudar a entender um pouco mais sobre seu animalzinho de estimação. Então, vamos começar!

Top 6 dicas para manter seu gato feliz e saudável

1. Forneça uma dieta nutritiva

A saúde geral do seu gato depende bastante da dieta que ele recebe. Então, procure fornecer uma dieta nutritiva para mantê-lo mais ativo e com a imunidade alta. Ao escolher uma ração para gatos, certifique-se de escolher uma fórmula de alta qualidade e sempre leia a lista de ingredientes. Você deve saber que os alimentos secos e enlatados devem conter níveis mais altos de proteína!

Você sabia que os gatos selvagens se hidratam através das presas vivas que consomem após a caça? No entanto, isso não vem ao caso em gatos domésticos. Em casa os gatos são ociosos e, portanto, precisam estar sempre hidratados, caso contrário, podem obter problemas urinários.

Consulte um bom veterinário para otimizar a dieta do seu gato e veja a saúde do animal florescer.

2. Penteie seu gato todos os dias

Mesmo que os gatos gostem de se limpar, ainda assim eles precisam de alguma escovação vinda do dono para manter a higiene em sua pele. Saiba que a escovação regular também ajuda na prevenção de bolas de pelo que podem se desenvolver em seu trato digestivo.

Antes de escolher uma escova, você deve verificar se o seu gato está passando por algum problema específico. Por exemplo, ele pode estar com os pelos emaranhados ou compridos e, por isso, você deverá identificar para comprar o tipo de escova certa para penteá-lo.

3. Limpe sua caixa de areia com frequência

Os gatos são animais naturalmente limpos e possuem narizes muito sensíveis e, portanto, preferem uma caixa de areia bem limpinha. Então, você precisará limpar sua caixa de areia de tempos em tempos. Limpar a caixa diariamente também ajuda muito a prevenir infecções urinárias e digestivas nos animais.

Se por acaso você vir sangue na urina ou fezes do seu gato, procure imediatamente um veterinário. Observe também se o gato têm boicotado a caixa de areia ultimamente, pois isso pode ser um sinal de infecção grave.

4. Envolva seu gato com brinquedos

Mesmo que os gatos gostem de ficar distante a maior parte do tempo, ainda assim eles precisam de atenção e brincadeiras para se manterem fisicamente saudáveis e mentalmente ágeis. Então, adquira alguns brinquedos para seus bichinhos de estimação, pois isso ajuda a estimular o cérebro e também aumenta o vínculo entre vocês.

Você pode ficar surpreso ao descobrir que, assim como os cães, os gatos também gostam de aprender novos truques e comandos. Além disso, eles também querem que seus donos estejam sempre felizes e, por isso, farão qualquer coisa para agradá-lo.

5. Castre seu gato

A castração ajuda muito a melhorar o bem-estar geral de seu gatinho de estimação. Digamos, por exemplo, que esterilizar uma gata é conhecido por diminuir bastante a ocorrência de tumores de mama e infecções uterinas. Por outro lado, a castração de um gato macho ajuda a diminuir sua agressividade e também reduz as chances dele ter problemas com a próstata.

6. Dê um poste arranhador para seu gato

Embora isso possa parecer apenas mais um móvel para você, um arranhador para gato é bem interessante para seu bichinho de estimação. O arranhador não só ajuda a manter as garras do gato em forma, mas também é um ótimo exercício, bem como um eliminador de estresse para os felinos.

Não apenas para gatos adultos, filhotes também se beneficiam bastante dos arranhadores. Você deve ter notado como os gatinhos têm essa explosão de energia e como eles correm implacavelmente pela casa? Então, um arranhador pode ajudar a desviar um pouco suas energias, além de economizar os móveis preciosos de sua casa.

Conclusão

Apesar de todas essas dicas serem muito úteis para manter seu gato saudável, você nunca deve esquecer que o mais importante é o amor. O amor é a força mais poderosa do mundo e também cura os animais, assim como cura os seres humanos. Ao contrário dos gatos selvagens, o gato doméstico precisa de muita atenção dos donos para se sentir feliz e saudável.

Sempre que tiver tempo, aconchegue seu gato, ame-o e brinque com ele, você ficará surpreso ao ver como ele muda de comportamento!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui