Quais são os benefícios da grama para gatos?

quais são os benefícios da grama para gatos

Nesse artigo, aprenda o que é, como cultivar e quais são os principais benefícios da famosa grama para gatos!


Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.

Você sabia que pode incluir na dieta de seu gatinho carnívoro algum tipo de alimento vegetal? E que ele vai adorar isso?

Apesar dos gatos serem carnívoros (ou seja, precisarem comer carne para obter seus nutrientes necessários), eles também adoram mastigar plantas por vários motivos. Mas o que é a famosa grama para gatos? Para que serve? Além disso, ela possui benefícios?

Antes de sair por aí comprando a grama para gato, eu recomendo que você faça uma consulta com um veterinário para que ele possa indicar a quantidade e o tipo adequado para seu bichano. De qualquer forma, aprenda um pouco mais sobre essa interessante salada verde felina.

O que é a grama para gatos?

A grama para gatos não é um tipo específico de planta, mas uma mistura de gramas que são cultivadas a partir de sementes, como trigo, cevada, aveia ou centeio. Esse tipo de grama não deve ser confundida com a grama que você possui em seu quintal, que têm o potencial de conter pesticidas tóxicos. A grama para gatos é cultivada dentro de casa especificamente para animais domésticos.

Veja também:

Quais são os benefícios da grama para gatos?

Créditos (Shutterstock / Irina Kozorog)

Como já mencionamos antes, por mais que seu gatinho seja carnívoro, ainda assim ele vai gostar de uma saladinha vez ou outra. Abaixo, listarei alguns dos principais benefícios da grama para gatos:

1. Ajuda a remover bolas de pelo

Se você possui um gato com pelo comprido, ou mesmo curto, mas propenso a bolas de pelo, sabe como pode ser horrível vê-lo tentar tossi-las. A grama para gatos contém uma grande quantidade de fibras, o que ajuda no processo de fazer com que eles tussam essas bolas com mais facilidade.

2. Alívio da indigestão

A grama para gatos também pode ajudar a aliviar a indigestão. Há uma teoria que diz que uma das principais razões pelas quais os gatos desenvolvem o desejo instintivo de comer grama na natureza, é porque isso os ajuda a vomitar para se livrar das partes não digeríveis dos pequenos animais que comem. Os gatos não podem digerir coisas como cabelos, ossos e penas, então a grama rica em fibra os ajuda a eliminá-los de seus estômagos.

3. Laxante

Semelhante a estimular o vômito, a grama para gatos pode ter o efeito de um laxante. Isso garante que eles não tenham problemas para digerir a comida.

4. Estímulo Mental

quais são os benefícios da grama para gatos 2
Créditos (Pixabay / Kadres)

A maioria dos gatinhos adoram brincar. A forma e a textura da grama atraem a atenção do seu gato e estimula seu instinto de caça. Mastigar um pouquinho da grama também pode ajudar um gatinho que esteja entediado.

5. Previne Parasitas

A grama para gatos também pode ajudar a prevenir infecções parasitárias em gatos. Acredita-se que a grama envolve os parasitas e ajuda a estimular o vômito ou a liberação pelas fezes. Esta é uma excelente maneira do corpo do animal expulsar esses vermes.

Veja também:

6. Vitaminas e minerais

Por fim, a grama para gatos está cheia de vitaminas e minerais benéficos que seu gato precisa. Esse tipo de grama é uma excelente fonte de:

  • Vitaminas A, B e D;
  • Ácido fólico;
  • Clorofila;

Como benefício adicional, a clorofila pode até ajudar a refrescar o hálito do seu gatinho.

Como cultivar a grama para gatos?

Se você vai dar grama para seu gato como parte regular de sua dieta, é melhor dar a grama cultivada dentro de casa. A grama do seu quintal pode estar contaminada com pesticidas e outras substâncias tóxicas. Além disso, se você está alimentando seu gato com grama de dentro de sua casa, é menos provável que ele consuma algo que seja tóxico.

A grama para gatos é bastante simples de cultivar. Muitos pet shops vendem kits que vêm com um recipiente, sementes, solo e instruções para cultivo.

1. Escolha o tipo de grama

Você vai encontrar diversos tipos de gramas para gatos em pet shops, incluindo mudas já prontas que basta apenas enterrar. No entanto, se você é realmente daqueles que gostam de plantar sementes e cultivá-las, pode optar pelo milho de pipoca. Além do milho, você também pode usar sementes de cevada, centeio, grama de trigo e aveia.

2. Adquira um vaso e substrato para o plantio

quais são os benefícios da grama para gatos 5
Créditos (thunder-acres)

Se você foi até um pet shop comprar grama para gato, é bem provável que você já tenha adquirido um vaso junto com ela. Agora, você deve adquirir também um substrato para realizar o plantio, pois ele permite que suas plantas cresçam saudáveis.

O tamanho do recipiente que você vai escolher dependerá apenas do tanto que você deseja plantar. Isso quer dizer que quanto maior for a necessidade de plantas, maior deverá ser o vaso. Então, ao adquirir todos os itens, basta colocar o substrato no vaso e deixá-lo com um aspecto uniforme, mas não encha muito, pois isso evita que a água transborde quando você for regar suas graminhas.

3. Plante as sementes da forma correta

Plantar as sementes não é uma tarefa das mais difíceis, basta que você adicione-as no substrato e deixe em uma profundidade de no máximo dois centímetros.

Certifique-se de que as sementes não fiquem grudadas umas nas outras. É importante também que elas nunca apareçam em cima do solo.

Você pode plantar a grama para gatos dentro de sua casa durante praticamente todo o ano, mas você só deve plantá-la ao ar livre durante a estação da primavera, pois o frio do inverno pode fazer com que elas não consigam crescer.

Assim que as sementes brotarem, levará cerca de 10 a 14 dias para que a grama esteja pronta para seu gato comer. Normalmente, a grama deve atingir cerca de 10 centímetros de comprimento.

Veja também:

4. Regue a grama e forneça luz solar

A grama para gatos requer muita luz para crescer. Portanto, certifique-se de que ela esteja recebendo luz solar direta todos os dias. Caso você more em um local onde não bata muito sol, deixe o recipiente próximo de uma janela que receba um pouco de luz por dia.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que precisará regar sua graminha para que ela possa crescer saudável. Então, procure molhar a terra sem deixar que os grãos fiquem expostos, mas faça isso dia sim e dia não. Tome muito cuidado para não encharcar o recipiente onde está a grama, pois isso pode matá-la rapidamente.

Regue de acordo com as instruções da embalagem.

No geral, a grama deve ficar boa de 1 a 3 semanas, mas fique de olho no mofo. Se aparecer mofo ou a grama começar a ficar marrom ou murcha, é hora de substituí-la.

5. Apare a grama quando necessário

Por mais que os gatinhos adorem mastigar a grama, ainda assim você precisará apará-la de vez em quando, a fim de evitar que ela fique muito grande.

Eu recomendo que você corte pelo menos 2,5 centímetros a cada duas semanas para evitar que as folhas possam cair ou que a planta morra. Se houver necessidade, você pode até mesmo realizar o corte em períodos menores.

Qual a quantidade ideal de grama que eu devo fornecer para o meu gato?

Créditos (Unsplash / Nennieinszweidrei)

Apesar da grama ser muito benéfica para os gatos, ainda assim você deve fornecê-la com cuidado. Eu recomendo que você forneça uma vez por semana para evitar que ela perca seu efeito sobre o bichano.

A grama para gatos costuma deixar o animal tranquilo e calmo quando ingerida. De um modo geral, os gatos não ingerem quantidades absurdas de plantas, mas vale à pena você dar uma olhada para ter certeza de que ele não está comendo demais.

Onde comprar grama para gatos?

Caso queira adquirir grama para seu gatinho, vou deixar dois links para você agora mesmo. Aproveite!

Imagem Nome Descrição Onde comprar?
grama para gatos 1 Graminha Para Gatos – 100% Natural – Ecolog – Responsável por regular a flora intestinal;
– Possui sementes de Trigo, Aveia, Alpiste, Milheto e Painço;
– A germinação das sementes acontece entre 7 e 10 dias e seu cultivo pode ser feito dentro de casa;
– Embalagem com 60g.
Contribui para uma vida mais saudável e divertida;
Comprar na Amazon
grama para gatos 2 Ipet Green Digestive Grass Graminha Para Gatos 50G – Ideal para ebulição das Bolas de pelos;
– Auxilia na melhora do sistema imunológico;
– Vermiculita, sementes de painço, trigo e alpiste;
– Desintoxica o fígado e o sistema digestivo;
– Contém semente de alpiste, trigo e paiço;
Comprar na Amazon

Conclusão

Como você pode ver, a grama para gatos é ideal para você variar um pouco na dieta do seu bichano. Ela pode trazer inúmeros benefícios e é bastante fácil de cultivar.

Por fim, se você quer adicionar um suplemente saudável e fácil de cultivar à dieta do seu gato, experimente essas plantinhas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui