Por que será que o nariz do meu cachorro fica molhado? Há algum problema com isso? E se o nariz dele tiver muita secreção, o que fazer?
A primeira coisa que um cachorro vai fazer quando chegar perto de você é te cheirar; pois o nariz dele é um órgão sensorial incrível capaz de obter muitas informações sobre o ambiente que o cerca. O nariz de um cachorro lhe concede superpoderes e há muita coisa acontecendo por lá, acredite!
Do nosso ponto de vista (geralmente quando esse nariz é enfiado na nossa cara!), a maioria dos cachorros têm narizes frios e molhados, mas por que isso acontece? Continue lendo o artigo para entender um pouco sobre o funcionamento do nariz do seu cãozinho!
Abaixo, vamos entender um pouco sobre o que é um nariz normal para um cachorro e o que pode ser um problema para ele!
O que é um nariz normal para um cachorro?
A maioria dos narizes dos cachorros são úmidos e frios, isso na maioria das vezes. No entanto, assim como há muitas espécies diferentes de animais, os narizes também podem variar nas suas características.
Um velho ditado diz que um nariz molhado é saudável, e um nariz seco significa que o cachorro está mal. Isso não é verdade e tudo que você precisa saber é o que é normal para o seu cão. Alguns cachorros têm narizes molhados, enquanto outros possuem eles mais sequinhos. À medida que envelhecem, muitos cachorros ficam com o nariz seco e às vezes áspero, ou até mesmo com crostas após uma vida inteira de farejadores.
Normalmente, você não precisará se preocupar com isso, mas caso você perceba algum tipo de vermelhidão ou dor, vale a pena entrar em contato com seu veterinário.
Os cachorros também lambem muito o nariz e isso também pode mudar as coisas! Por exemplo, o nariz do seu cachorro pode estar mais seco depois dele ter dormido ou ficado mais relaxado. Em contrapartida, o nariz pode ter ficado muito mais úmido quando ele praticou algum tipo de exercício físico.
Os narizes úmidos normais devem ser cobertos com uma leve cobertura de muco fino e claro. Novamente, vale a pena observar o que é o normal para o seu cachorro!
Veja também:
Será que existe algum problema com o nariz do meu cachorro?
Há muitos problemas que podem afetar o nariz do seu cachorro e, por isso, você deve fazer uma visita ao veterinário para que ele possa examiná-lo e dar o diagnóstico correto.
Um nariz que permaneça sempre seco pode ser visto como parte de uma doença mais ampla (desidratação ou febre, por exemplo), mas nesses casos, seu cão provavelmente apresentará outros sintomas. Estes podendo incluir a letargia ou a falta de apetite.
Além disso, os narizes também pode estar envolvidos em problemas de pele mais complexos, como reações alérgicas, infecções e doenças autoimunes. Nessas situações, o nariz ou a pele ao redor podem ficar avermelhados, doloridos ou com crostas.
E se o nariz do meu cachorro estiver com muita secreção?
O nariz normal de um cachorro deve estar coberto de um muco claro. Mais uma vez, vale a penas observar o que é normal para o seu cão! Quaisquer alterações neste muco ou principalmente secreções podem valer a pena entrar em contato com o veterinário. Caso seu cachorro esteja com muito ranho, meleca ou às vezes sangue em suas narinas, você deve procurar ajuda.
Não tire conclusões precipitadas antes de entrar em contato com um profissional de confiança, pois somente ele será capaz de diagnosticar e realizar o tratamento adequado que seu cachorrinho precisa.
Por que o nariz do meu cachorro fica molhado?
Existem vários motivos que podem fazer com que o nariz do seu cachorro fique molhado. Abaixo, listarei os 4 principais!
1. Suor
Os cachorros não suam como a gente, mas existem algumas áreas em seus corpos que podem suar. Essas áreas incluem as almofadas das patas e o próprio nariz. Essas regiões específicas podem ficar muito suadas quando o cachorro está com calor e precisa se refrescar, ou quando está nervoso ou no seu limite (por conta de reflexos de luta ou fuga).
A transpiração esfria o corpo, secretando água na superfície da pele, que então evapora no ar e leva calor com ela. Caso seu cachorro esteja com calor ou se exercitando, o suor pode deixar o nariz mais úmido.
2. Cheiros e sabores
Ter um muco úmido na superfície do nariz do cachorro permite que ele retenha os produtos químicos envolvidos nos cheiros e sabores de forma mais eficaz. Isso ajuda a aumentar a sensibilidade do nariz, por exemplo. Tanto o nariz quanto a boca empurram esses produtos químicos para os detectores altamente sintonizados encontrados na parte de trás do nariz, na língua e também em um órgão sensorial especial chamado vomeronasal, que fica entre as cavidades do nariz e da boca. Esse órgão é importante para feromônios e detecção de cheiros!
Através do uso de todos esses sentidos, os cães podem literalmente cheirar e saborear o ambiente, construindo uma imagem muito mais completa e precisa. Isso pode parecer estranho aos humanos, já que precisamos da visão, e não do nosso nariz. Dependendo da raça, alguns cães podem ser centenas a milhares de vezes mais precisos com o nariz do que nós.
Veja também:
3. Controle do ar que entra no pulmão
Tanto o nosso nariz quando o de um cão desempenham um importante papel no gerenciamento do ar que entra e sai do sistema respiratório. O nariz filtra os detritos no ar antes que eles possam entrar nos pulmões. Então, o nariz molhado dos cães ajuda a umidificar o ar que entra (o que impede que os pulmões sequem). Além disso, o nariz também funciona como um trocador de calor, aquecendo o ar frio na entrada e economizando um pouco de calor na saída.
4. Câmera Termográfica?
Algumas pesquisas recentes sugerem que o nariz de um cachorro pode até detectar o calor à distância. Os humanos podem sentir fontes de calor através de suas peles, especialmente quando se aproximam de alguém. Mas o nariz de um cachorro pode quase ser capaz de “ver” assinaturas de calor, um pouco como uma câmera com infravermelho.
Cientistas na Suécia treinaram cães para serem capazes de escolher um item que fosse um pouco mais quente do que o ambiente a uma distância de um metro e meio, mesmo quando não podiam ver o que era. Se esta é uma descoberta real, então os cães compartilham essa incrível habilidade vista em cobras e morcegos.
Na natureza, por exemplo, os cães podem usar esse superpoder para detectar o calor de presas escondidas nas proximidades. O muco úmido do nariz provavelmente ajuda a proteger todos os nervos sensíveis que permitem que essa detecção aconteça.
Conclusão
A maioria dos cachorros têm o nariz molhado por conta do suor, muco e de suas inúmeras lambidas. O nariz molhado desempenha um papel fundamental no controle da temperatura, protegendo os pulmões e proporcionando aos cães sua incrível variedade de sentidos. Um nariz molhado é normal, mas pode variar bastante dependendo da raça em questão. Alguns cães naturalmente têm o nariz seco, ainda mais à medida que vão envelhecendo.
O nariz pode ser um sinal de saúde, mas isso não é uma regra geral – é melhor que você pesquise e aprenda sobre seu cãozinho. Caso ele apresente sinais de problemas de saúde ao redor do nariz (vermelhidão, corrimento, coceira ou crostas), você deve procurar o conselho de um veterinário para ter um diagnóstico correto e preciso.