Por que será que um cachorro lambe sua própria ferida? Qual é o motivo desse comportamento? Confira o que descobrimos!
Se você chegou até aqui é porque deve estar vendo essa cena com bastante frequência- seu cachorro fica lambendo uma pequena ferida em sua própria pele. Mas você já se perguntou qual é o motivo desse comportamento? Será que é um comportamento instintivo para limpar a ferida ou alguma outra coisa? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre o assunto!
Por que o cachorro lambe sua própria ferida?
Querer cuidar de uma ferida é um instinto para a maioria dos animais – e para os humanos também. Não é preciso muito treinamento para ensinar uma criança de que uma ferida aberta precisa ser tratada e, de fato, elas instintivamente enfiam a mão ou o braço ferido na boca imediatamente após sofrer uma lesão. Isso ocorre com muitos mamíferos – cachorros, gatos, primatas e até roedores cuidam de suas feridas lambendo-as o tempo todo.
Então, sim, a maioria dos cachorros tentam instintivamente limpar uma ferida recente lambendo-a. Alguns lambem com mais intensidade do que outros, o que pode causar danos significativos à ferida. Alguns outros cães limpam a ferida e seguem em frente. Portanto, embora seja algo que esteja enraizado na maioria dos cachorros, o grau em que eles fazem isso varia bastante também.
Veja também:
A saliva do cachorro cura uma ferida?
A crença de que permitir que os cachorros lambam suas feridas os ajudará a ter suas feridas cicatrizadas está enraizada na cultura humana. Na verdade, isso começou lá no antigo Egito, continuou com os gregos e se estendeu à cultura popular comum. Mas há ciência para apoiar isso? Sim e não!
A saliva do cachorro e a saliva humana contêm alguns ingredientes que podem ajudar a curar feridas. Feridas na boca tendem a cicatrizar muito mais rápido do que aquelas em outras partes do corpo. Um estudo realizado por Menno Oudhoff, da Universidade de Amsterdã, descobriu que a saliva contém proteínas chamadas histatinas, que têm a capacidade de evitar infecções. As histatinas também podem fazer com que as células da superfície da pele ajudem a fechar a ferida rapidamente – algo bom para promover a cicatrização.
Um outro estudo descobriu que o nitrito na saliva, quando em contato com a pele, se decompõe em óxido nítrico, que pode ajudar a proteger os cortes contra infecções. Além disso, pesquisadores da Universidade da Flórida descobriram uma proteína na saliva que também ajuda a acelerar a cicatrização.
Talvez ainda mais importante, lamber suavemente as feridas pode ajudar a remover sujeira e detritos que podem retardar a cicatrização e causar infecções. A ação mecânica da língua solta o corpo estranho, que então gruda na saliva e é removido da ferida.
Portanto, há vantagens em lamber feridas. Mas também existem algumas desvantagens, incluindo infecções.
Veja também:
A saliva do cachorro pode causar infecção em uma ferida?
Infelizmente, a saliva do cachorro também pode causar infecção em uma ferida. Existem várias bactérias presentes na boca dos animais que podem causar infecções nas pessoas, algumas das quais podem ser muito graves.
Um exemplo é uma bactéria chamada Pasteurella que cresce em áreas com pouca oxigenação, como feridas profundas. Quando essa bactéria é introduzida em um corte, a infecção pode ser grave o suficiente para causar amputações e, em alguns casos, até mesmo a morte.
Há alguns casos de complicações mais graves, incluindo uma mulher com uma pequena queimadura que foi lambida pelo seu cachorro. Ela perdeu todos os dedos das mãos e pés, bem como uma perna à infecção induzida. Um outro homem desenvolveu infecção renal aguda a partir de uma infecção introduzida em um ferimento na mão por seu cachorro. Existe até o caso de um homem que desenvolveu Meningite depois que seu cachorro lambeu sua orelha quando ele se recuperava de um tímpano perfurado.
Portanto, embora existam muitos compostos bons que podem ser encontrados na saliva que ajudam a curar feridas, existem complicações potenciais significativas para permitir que seu cão limpe suas feridas.
Veja também:
Como fazer com que o cachorro pare de lamber suas feridas?
Normalmente, a melhor forma de evitar que o seu cachorro lamba suas feridas é simplesmente cuidar delas você mesmo. Se perceber que ele teve um ferimento leve, limpe-o imediatamente e faça um curativo para evitar que ele consiga acessá-lo.
Se for uma ferida mais significativa, você deve procurar um veterinário. No entanto, a maioria dos cachorros têm menos probabilidade de tentar lamber suas feridas depois de limpas, desinfetadas e cobertas: o cheiro de “ferida recente” e o sangue parecem ser os principais atrativos para muitos cães.
O cachorro possui o potencial de causar danos muitos sérios às suas próprias feridas – daí entra o famoso “cone da vergonha”. Esse acessório é essencial para evitar que o cachorro lamba suas feridas.
Créditos da Imagem em Destaque: DIMARIK / GETTY;
[…] Por que o cachorro lambe sua própria ferida? […]