Por que meu gato não para de miar?

por que meu gato não para de miar

Por que meu gato não para de miar? Aprenda sobre o significado do miado dos gatos e veja como solucionar esse problema!


Seu gato não para de miar e isso está te deixando louco? Há muitas coisas que podem fazer um gato miar sem parar. Na verdade, não há uma única resposta para essa pergunta, pois esses miados podem significar muitas coisas diferentes. Nesse artigo, tentaremos abordar alguns desses significados para você tentar identificar no comportamento do seu gato. Então, vamos lá!

Por que meu gato não para de miar?

Primeiro de tudo, vamos tentar entender o significado do miado do seu gato:

Seu gato pode estar tentando dizer “olá”

Ao voltar para casa após uma dia cansativo de trabalho, não é difícil seu gatinho correr até você e o receber na porta dando um doce miado. Ele também pode fazer isso para cumprimentar qualquer um que chegue em sua casa. Então, se ele está miando por esse motivo, não se preocupe. É apenas saudade!

Seu gato pode ter ansiedade

A vocalização excessiva de um gato é um sintoma de ansiedade. Se você desconfia disso, consulte um veterinário ou especialista para ter certeza desse comportamento.

O gato pode estar querendo um pouco de atenção extra

por que meu gato não para de miar 2
Créditos (Pixabay / prabuaut07)

Caso seu gato venha até você, se esfregar em sua perna e miar ou ronronar, pode apostar que ele está querendo a sua atenção. Os gatos anseiam por interações, por isso é importante mostrar a eles o quanto nos importamos, dando-lhes a atenção devida.

O gato pode estar querendo se reproduzir

Caso seu gato não seja esterilizado ou castrado, você pode esperar um comportamento bastante incomum dele. Isso é especialmente verdadeiro quando eles passam de um gatinho para um gato adulto.

As gatas não castradas emitem um miado muito específico quando estão no cio. Castigá-las pode acabar com esse comportamento, mas não é o certo! Portanto, converse com um veterinário de sua confiança sobre esterilização ou castração. Existem muitos benefícios para a saúde associados a esse tipo de tratamento, sem mencionar que seu gatinho não estará contribuindo para a superpopulação de animais de estimação.

Veja também:

Seu gato pode estar entediado ou solitário

Seu gato pode estar apenas procurando algo para preencher seu tempo. Por exemplo, se ele for o único felino dentro de casa, pode estar inquieto procurando algo para se divertir.

Só porque os gatos são criaturas independentes, não significa que eles não precisem de cuidados mentais e físicos em seu ambiente.

Enriquecer o ambiente do gato é uma tema bem comum nos dias de hoje, pois muitos gatos domésticos estão com sobrepeso ou obesos (cerca de 50%). Isso ocorre porque eles não fazem exercícios suficientes ou não têm oportunidades de estímulo para usar seus instintos naturais.

O gato pode estar querendo algo

por que meu gato não para de miar 1
Créditos (Unsplash / Chen)

Tente ver a situação. Seu o gato está olhando ansioso pela janela, ele pode ver algo que chamou sua atenção, como um pássaro ou um inseto. Este é um bom sinal de que ele precisa de algum estímulo mental e tempo para brincar.

Agora, se ele está miando e te olhando enquanto você come um sanduíche de atum ou quando passa perto de sua vasilha de comida, você sabe que ele está com fome.

Seu gato pode ter algum problema de saúde

Seu gato pode estar miando sem parar porque há algo errado com ele. À medida que os gatos envelhecem, eles geralmente desenvolvem problemas de saúde, então eles podem sentir dor ou ficar confusos. Um dos principais problemas é o hipertireoidismo.

Os gatos com esse problema miam muito, principalmente durante à noite. O hipertireoidismo é uma doença bastante comum em gatos com mais de 8 anos. Se você não consegue descobrir por que seu gato não para de miar, pode ser que ele esteja doente. Novamente, é importante conversar com um veterinário para tentar descartar quaisquer problemas de saúde.

O que fazer e o que não fazer ao lidar com um gato que não para de miar?

Não ignore o gato sem saber o motivo

Lembre-se, se o gato está miando é porque há algo que ele precisa. Mesmo que você acha que ele está miando apenas por causa do tédio ou para chamar a sua atenção, faça o possível para descobrir o motivo.

Encontre uma forma de entreter seu gato

por que meu gato não para de miar 3
Créditos (Pixabay / Flensshot)

Seu gato precisa brincar e se manter ocupado. Adotar outro gato para fazer companhia para ele é uma opção para alguns. No entanto, se você não tiver como fazer isso, experimente adicionar alguns brinquedos novos para tentar mantê-lo entretido.

Não castigue seu gato

Punir o gatinho por miar demais não é algo que você deve fazer. Você nunca deve bater no gato, gritar com ele ou jogar água em cima dele. Essas técnicas não funcionam e o deixarão com medo de você. Chegar à raiz do problema é sempre a melhor opção.

Veja também:

Não recompense seu gato pelo mau comportamento

Se seu gato está procurando atenção excessiva, não ceda aos seus desejos. Se você sabe que ele está saudável e seguro, suas necessidades estão sendo atendidas e ele está miando por algo que você não quer dar – como guloseimas sem fim. Não desista!

Se você ceder aos desejos do seu gato, ele vai entender que aquilo funciona e vai continuar fazendo até que você ceda novamente.

Por isso, procure recompensá-lo quando ele estiver calmo e quieto. Seu gatinho vai entender o que você está tentando passar pra ele.

Converse com um veterinário

Se você não consegue descobrir o que seu gato tem ou precisa, é hora de conversar com seu veterinário. Seu gatinho pode estar tendo algum problema de saúde que precisa de atenção.

Não adie isso – os gatos são ótimos em esconder doenças, então se você suspeitar que há algum problema de saúde, consulte um veterinário imediatamente.

Conclusão

Acima de tudo, nós queremos que nossos bichinhos de estimação sejam saudáveis e felizes. Tirar um tempo para abordar as preocupações com nossos animais prolongará e adicionará alegria às suas vidas. Certamente, isso é algo que todos nós queremos para eles.

Então, sempre fique de olho no comportamento do seu gatinho, pois assim você conseguirá identificar suas principais necessidades com muito mais facilidade.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui