Por que será que o gato fica dando cabeçada? É realmente um sinal de demonstração de afeto? Confira o que descobrimos sobre o assunto!
Se você é dono de um gato, já deve estar familiarizado com as suas famosas cabeçadas. Muitas pessoas consideram esse comportamento algo bastante divertido e, de fato, um estudo mostrou que os gatos que davam cabeçadas em possíveis adotantes, tinham mais chance de serem adotados em abrigos.
Então, por que o meu gato fica dando cabeça em mim? É realmente um sinal de afeto ou há algo mais nisso tudo?
Por me meu gato fica dando cabeçada em mim?
Os gatos possuem glândulas nas bochechas, testa e queixo que contêm feromônios. Um feromônio é uma substância produzida por animais como um tipo de comunicação olfativa. Quando um gato dá uma cabeçada na sua perna, por exemplo, ele está esfregando feromônios em você. O feromônio depositado durante a cabeçada vêm das glândulas localizadas bem na frente das orelhas do gato.
Os humanos não conseguem detectar esses feromônios, mas para um gato, você pode se considerar marcado. Eles sinalizam para os outros gatos de que ele esteve por ali.
O tipo de cabeçada varia de gato para gato. Às vezes, um gato vai bater em você crânio com crânio, o que pode ser uma experiência estranha. Em outros casos, a cabeçada ocorre de forma bem mais leve. No entanto, qualquer um dos métodos deixará você marcado com seu feromônio facial.
Veja também:
A diferença entre a cabeçada e uma pressão na cabeça
É importante que você preste atenção de que uma cabeçada é bastante diferente de uma pressão com a cabeça. Na pressão, o gato empurra compulsivamente a cabeça na parede, nos cantos, ou até mesmo em você, e normalmente não parece tão relaxado.
Gatos que ficam pressionando suas cabeças também podem ter alguns outros sintomas, como estimulação, alterações na visão ou autolesão causada por pressionar demais essa região do corpo. Caso seu gato esteja pressionando a cabeça ou mostre quaisquer outros sinais diferentes, pode ser que ele tenha algum problema que precise de um pouco mais de atenção. Neste caso, eu recomendo que você busque ajuda de um médico veterinário para que ele possa realizar exames e ver se há algum problema com seu animalzinho de estimação.
Por que os gatos dão cabeçadas?
Os feromônios faciais do gato têm um efeito calmante e tranquilizador, então dar cabeçadas é um sinal de que ele está contente. Tanto antes quanto durante a cabeçada, o gato pode começar a brincar, ronronar, ficar com os olhos parcialmente fechados ou exibir outros comportamentos relaxados.
Alternativamente, um gato que você não conhece bem pode dar uma cabeçada em você para te cheirar ou apenas te sentir. Abaixo, confira algumas das principais razões pelas quais um gato pode dar um cabeçada:
O gato está marcando território
Os gatos podem dar cabeçadas e esfregar seus rostos em objetos familiares, como seus móveis ou sua árvore de gato. Quando eles fazem isso, estão marcando os objetos usando suas glândulas na bochecha.
Ao fazerem isso, esse tipo de comportamento demonstra que ele está reivindicando um território de forma positiva. Pense nisso como seu gato personalizando seus arredores e criando um espaço seguro, ao invés de fazer uma marcação utilizando a urina, por exemplo.
Ele está criando um perfume próprio
Embora os gatos sejam considerados animais solitários, ainda assim eles podem realmente ser bastante sociáveis.
A cabeçada é uma maneira dos gatos se comunicarem e estabelecerem laços sociais. Quando os gatos dentro de uma colônia dão cabeçadas uns nos outros, eles estão misturando seus aromas para criar um perfume único. Este novo perfume é distribuído a todos os gatos da colônia como o perfume principal dela.
Veja também:
O gato está criando um vínculo com seu dono
Gatos marcam seus donos assim como marcam coisas pela casa. Quando ele dá uma cabeça e marca você, significa que você foi aceito em seu “clube”.
Ao te marcar, um gato está se conectando a você através do cheiro e da ligação contigo. Graças ao olfato apurado do animal, grande parte dessa comunicação se dá por meio de aromas em seu ambiente.
Funciona como um calmante para o gato
Quando os gatos esfregam seus rostos em algo, geralmente estão ronronando, felizes e relaxados, sem que mais ninguém precise estar envolvido. Eles parecem gostar bastante de dar cabeçadas e esfregar seus rostos nas coisas e deixar seus feromônios.
Então, quando eles se envolvem em esfregar seus rostos, eles podem se acalmar ou regular seu próprio estado emocional. Os gatos também fazem isso de outras maneiras, como o famoso comportamento de “amassar o pãozinho”.
O gato está querendo atenção
Bom, você já sabe que seu gato fica dando cabeçada porque está te marcando com seus feromônios para criar laços contigo. No entanto, às vezes, dar cabeçadas pode ser uma forma deles buscarem atenção.
Como regra geral, os gatos gostam de ser arranhados embaixo do queixo e na cabeça, então um gato pode estar apenas apresentando a cabeça pra você por alguma atenção e bons arranhões.
Se um gato é sempre recompensado após a cabeçada, isso pode encorajá-lo a querer mais. Além disso, quanto mais você se unir ao seu gato por meio das cabeçadas, mais ele tentará fazê-las para chamar sua atenção, em uma espécie de ciclo de bem-estar.
Ele está analisando um desconhecido
Se um gato desconhecido ou recém-adotado está dando cabeçadas em você, ele pode estar apenas te observando. Mova-se lentamente e sinta o gato antes de reagir. Você pode oferecer pra ele sua cabeça para que ele possa cheirar, e observe a reação dele.
Caso ele demonstre interesse em outra cabeçada, você pode devolver uma cabeçada na mesma moeda. Se ele não se interessar muito, você pode simplesmente passar a mão em sua cabeça para fazer um carinho.
Veja também:
As cabeçadas de um gato são um sinal de afeto?
Os gatos dão cabeçadas para se conectar com pessoas conhecidas, fazendo com que suas cabeçadas sejam uma forma segura de escolher você. Portanto, se um gato decidir que você é digno de uma cabeçada, considere isso como o maior dos elogios.
Devolver a cabeçada do seu gato é ótimo, se é isso que ele gosta. Se você sabe que ele realmente gosta de uma boa cabeçada ou arranhão no queijo, então vá em frente.
Os gatos podem dar cabeçadas em outros animais da casa como um sinal de afeto. Por exemplo, outros gatos entenderão a mensagem de boa fé, embora possam não necessariamente apreciá-la, enquanto um cachorro ou coelho podem ficar um pouco mais confusos com esse comportamento.
Todos os gatos dão cabeçadas?
Isso vai depender bastante da personalidade do gato. Por exemplo, gatos mais confiantes tendem a dar cabeçadas com mais frequência e com mais força do que gatos tímidos. Não só o gato mais seguro de si é mais propenso a dar cabeçadas, mas também é provável que ele seja o gato dominante em uma casa com vários outro bichanos. É papel dele entregar o cheiro da colônia a todos os gatos da casa.
Portanto, se o seu gato não costuma dar cabeçadas, não há necessidade de se preocupar. A cabeçada é apenas uma forma deles demonstrarem afeto. Os gatos também ronronam, se debatem ou dormem ao seu lado. No entanto, caso o comportamento de cabeçada tenha cessado por algum motivo desconhecido, significa que seu gato pode não estar bem, especialmente se você presenciar outros sintomas como letargia ou mau humor.
Se isso acontecer, consulte um veterinário de confiança para que ele possa avaliar seu gato e te dar um diagnóstico correto do problema.
Referências
Caeiro CC, Burrows AM, Waller BM. Development and application of CatFACS: Are human cat adopters influenced by cat facial expressions? Applied Animal Behaviour Science. 2017;189:66-78.
T M, N K, T H. Head Rubbing and Licking Reinforce Social Bonds in a Group of Captive African Lions, Panthera Leo. PloS one. September 2013.
Créditos da Imagem em Destaque: Shutterstock;