Por que será que meu gato deita em cima de mim? Quais são as principais razões para esse comportamento? Confira o que descobrimos!
Se você é dono de um gatinho é bem provável que ele já tenha vindo deitar em cima de você, certo? Essa é uma sensação maravilhosa, pois a gente acaba se sentindo bastante amado, e é uma ótima forma de aliviar o estresse do dia a dia. Mas existe um motivo pra ele fazer isso? Por que o gato deita em cima da gente?
Na verdade, existem várias razões pelas quais seu gato gosta de deitar em seu peito, mas uma coisa é certa, é uma sensação agradável estar tão perto de seu amigo felino. Vejamos algumas das razões pelas quais seu gato gosta de estar tão perto de você.
Por que meu gato deita em cima de mim?
A resposta é simples: ele ama fazer isso! Você não é apenas uma cama de gato confortável; ele também te ama, e deitar no seu peito é uma forma de demonstrar seu amor. É isso que todas aquelas cabeçadas e todo aquele ronronar significam. Eles costumam fazer outras coisas para chamar sua atenção também! Seu gato sente uma afeição genuína por ti, e tirar uma soneca em cima de você é uma forma de demonstrar isso.
Nossos amigos felinos podem não ser tão afetuosos quantos nossos amigos caninos, mas quando seu gato pula em seu peito e começa a acariciá-lo, ele está procurando um lugar confortável onde possa obter alguma recompensa e carinho humano. Você é muito mais do que apenas um lugar quente pra ele, você é o porto seguro que ele precisa.
Agora, você deve estar se perguntando se os gatos domem juntos assim com outros gatos, né? A resposta também é: sim! Os gatos muitas vezes se envolvem em uma espécie de “travesseiro” quando estão descansando.
Simplificando, eles usam outros gatos – além de você e seus familiares – como um travesseiro onde podem se aconchegar e descansar durante uma soneca. O desejo de tocá-lo é uma maneira pela qual eles também se ligam a você. Eles estão deixando você saber que querem estar sempre perto.
Veja também:
Você é a cama de gato quente que ele precisa
Os gatos dormem aproximadamente 15 horas por dia ou até mais, e como sua temperatura corporal normal é de cerca de 38°C, eles também amam o calor. Você nada mais é do que uma excelente fonte de calor! Então, eles vão querer um lugar confortável e quentinho para dormir, e você é o ingresso!
Na verdade, nosso corpo é muito melhor do que uma cama de gato porque muitas vezes a gente está cheio de cobertores ou roupas macias, e o calor dele ainda cria um lugar consistentemente quente onde seu gato pode se sentir seguro. E – bônus – ele faz você se sentir seguro e confortável também!
Se você prestar atenção aos padrões e hábitos de sono, verá que seu gato muitas vezes o procura durante as horas do dia em que está se refrescando. Claro, um aquecedor poderia mantê-lo aquecido também, mas ele perderia todo o carinho.
Você é o lugar mais seguro do mundo
A segurança é uma outra coisa que seu gato adora, e você é uma das camas mais seguras que ele conhece. Ele quer se sentir protegido enquanto dorme e, perto de você, ele sabe que não haverá predadores ou outros problemas com os quais se preocupar. Portanto, ao se posicionar em uma das partes mais seguras do seu corpo, ele sabe que pode ficar tranquilo e relaxado.
Você também pode notar que ele frequentemente se deita de costas pra você. Isso mostra o quanto ele confia em ti, e não tenha dúvidas, ele está cuidando de você também.
Por outro lado, seu gato pode virar de cabeça pra você e presenteá-lo com algumas piscadelas. Pode parecer que ele está olhando profundamente na sua alma enquanto ronrona de contentamento. Serve para que ambos se sintam bem, seguros e aquecidos.
Veja também:
O gato está marcando território
Os gatos são criaturas muito territoriais e, como tal, gostam de marcar o território que lhes pertence – e adivinha qual é o território preferido deles? Você! Como seu gato está sempre se esfregando em você, ele está te marcando com seus feromônios felinos. Os feromônios podem ser detectados por outros gatos e, por isso, ele o marca não apenas para saber que você é um bom lugar pra dormir, mas que também é um território dele.
Pode ser algo hormonal
Uma pesquisa mostrou que os níveis de oxitocina de um ser humano aumenta quando seu cão o olha de forma amorosa. Quando o cão cheira esse aumento hormonal, ele experimenta aumentos em seus próprios níveis de oxitocina.
A oxitocina também é conhecida como o “hormônio do amor”. É produzida pelo corpo da mãe quando seu bebê está amamentando, criando um vínculo poderoso com ele. Não há pesquisas de que isso aconteça com os gatos, mas é uma hipótese plausível que pode explicar por que eles adoram se aconchegar com você para demonstrar afeto.
Ele gosta do som do seu coração
Quando os filhotes de gatinhos dormem ao redor de sua mãe, eles são confortados pelo som de seu batimento cardíaco. Quando o gato deita em cima de você, ele também pode ouvir seu coração batendo e provavelmente se sinta confortável com o som.
Além disso, eles também retribuem o favor, pois o ronronar do seu gato também é bom para a saúde. Os gatos ronronam com vibrações na faixa de 20 Hz a 140 Hz, o que têm vários efeitos positivos para a saúde. Reduz os níveis de estresse e pressão arterial, reduz o risco de ataque cardíaco e pode até ajudar a curar ossos, músculos, tendões e ligamentos, bem como infecções.
Isso significa que não há nenhuma razão para não se tornar um daqueles loucos amantes de gatos que deixam sua fortuna para seus amigos felinos! Claro, eles vão querer ser pagos com brinquedos ao invés de dinheiro!
Veja também:
Conclusão
Não há quase nada mais fofo quanto ver seu gatinho subindo no seu peito, te dando algumas cabeçadas e ronronando para mostrar seu contentamento enquanto você o acaricia. Eu aposto que você se sente amado!
Existem várias razões pelas quais eles podem fazer isso, incluindo o fato de que eles te amam e querem demonstrar isso de alguma forma. Além disso, eles também sabem que você é o lugar quente onde eles podem se sentir seguros e protegidos. É uma experiência de vínculo maravilhosa que é simplesmente irresistível!
Créditos da Imagem em Destaque: Pawmaw;
[…] Por que meu gato deita em cima de mim? […]