Por que será que meu cachorro me lambe tanto? Nesse artigo, confira a resposta para essa e outras perguntas comuns sobre o tema!
Se o seu cachorro costuma te lamber bastante, você sabe como é ficar babado no rosto, nas mãos e ao redor da boca, seja quando você o está acariciando, alimentando ou sendo recebido ao passar pela porta. Ser lambido pelo seu cachorro pode ser um sinal de carinho, mas também pode ter vários outros significados. Então, por que meu cachorro me lambe tanto? Continue lendo o artigo para descobrir!
Por que meu cachorro me lambe tanto?
Lamber é um comportamento natural e instintivo para os cachorros. Para eles, é uma maneira de se preparar, criar laços e se expressar. Seu cão pode te lamber pra dizer que o ama, para chamar sua atenção, para ajudar a te acalmar caso te veja estressado, mostrar empatia e etc. As lambidas excessivas às vezes podem ser um sinal de que seu cachorro está ansioso, desconfortável ou com dor.
Os cachorros têm um instinto de lamber
Lamber é uma parte muito importante para um cachorro. É como eles se arrumam, mostram emoção e se comunicam. As fêmeas, por exemplo, costumam lamber seus filhotes para mantê-los limpos, dar-lhes conforto e incentivá-los a ir fazer suas necessidades. Os filhotes cuidam de si mesmos e de sua família e, além de ser uma boa forma de limpar, também é um sinal de amor, carinho e uma ótima maneira de criar laços.
Por que os cachorros lambem?
Quando você diz “oi” para um cachorro, qual é a primeira coisa que você faz? As chances são de você acariciá-lo, certo? Nossa necessidade de usar as mãos e tocar seus pelos vem naturalmente e é uma forma de higiene. Os cachorros usam a língua, e essa é a forma deles de cumprimentar e demonstrar afeto. Nós exploramos o mundo com as mãos, enquanto os cachorros usam a boca e a língua para ajudá-los a entender o ambiente e avaliar o humor dos outros. Isso quer dizer que eles a utilizam para cumprimentar, carregar coisas entre os dentes ou brincar com seus brinquedos.
Veja também:
O cachorro está mostrando carinho
O cachorro costuma demonstrar afeto lambendo. É um comportamento instintivo que está ligado ao conforto que ele sentiu quando sua mãe o lambeu quando ainda era um filhote. Lamber é uma parte importante de como ele se relaciona com os outros, fazendo com que libere dopamina e endorfina que o ajuda a sentir relaxado, calmo e feliz. Assim como é bom para nós acariciar um cachorro, provavelmente é bom para ele lamber aqueles que amam.
O cachorro está mostrando empatia
Para um cachorro, lamber é um comportamento reconfortante. Se ele está preocupado contigo, ele pode tentar lambê-lo para fazer você se sentir um pouco melhor. Em um estudo de 2012, alguns pesquisadores pediram aos donos que fingissem estar chorando, e descobriram que seus cachorros eram mais propensos a lambê-los e acariciá-los do que quando estavam apenas falando ou cantando.
É possível que esses cachorros estivessem apenas exibindo um comportamento aprendido, mas muitos de nós poderiam argumentar que eles estavam fazendo isso pois entendiam nossos sentimentos.
O cachorro lambe para chamar a atenção
Lamber é uma ótima forma de chamar a atenção do dono. Caso seu cachorro fique te lambendo, você provavelmente o acaricia, fala com ele, faz carinho ou faz algum tipo de barulho perto dele. Isso, por sua vez, o encoraja a te lamber pois sabe o tipo de recompensa que vai obter.
O cachorro te lambe pelo seu gosto
Pode até parecer engraçado, mas você já notou que seu cachorro te lambe mais após você praticar um exercício? Ainda mais em áreas nuas que estão realmente suadas?
Quando suamos, liberamos sal e substâncias químicas ácidas que podem ser deliciosas para seu cachorro. Ele também pode lamber seu rosto e mãos, cheirando e pegando restos minúsculos de algo que você comeu ou passou. Certos medicamentos e loções, como cremes para psoríase, podem ser muito venenosos para os cachorros, portanto, nunca o deixe lamber seu rosto caso você utilize algum produto do tipo.
Veja também:
O cachorro está com fome
Na natureza, os cães mais jovens podem lamber os lábios de suas mães quando voltam de uma caçada para mostrar que estão com fome. Esse instinto está ligado ao comportamento do seu cão, e ele pode te lamber para te dizer que precisa comer.
Quão bom é o paladar de um cachorro?
O olfato de um cachorro é conhecido por ser excepcional, mas como o paladar deles se compara ao nosso? Surpreendentemente, temos 5 vezes mais papilas gustativas do que um cachorro, então, à primeira vista, parece que nosso paladar é melhor do que o deles.
Assim como nós, os cães podem provar coisas doces, azedas, salgadas e amargas, mas são incapazes de provar um tipo de sabor salgado que podemos detectar, conhecido como umami. Embora eles sejam incapazes de sentir o gosto umami, ainda assim podem sentir o gosto da água, algo de que não somos capazes.
Quando comemos, nosso olfato é responsável por cerca de 80% do que provamos, então é provável que o olfato sensacional de um cão compense a falta de papilas gustativas.
Quando lamber se torna um problema para um cachorro?
Como já mencionamos, lamber é uma forma de os cachorros se expressarem e é uma parte natural deles. Alguns cães podem lamber muito, enquanto outros o fazem bem pouco. Caso seu cachorro comece a te lamber muito de repente, pode ser um sinal de que algo está de errado. Os cães podem lamber com frequência se estiverem um aumento da ansiedade ou um problema de saúde, como alergia, lesão ou artrite. Se estiver preocupado com a saúde do seu cachorro, contate sempre um veterinário ou um especialista para determinar o motivo desse comportamento.
O cachorro está ansioso
Para um cachorro, lamber pode ser algo que o ajuda a se acalmar, se sentir relaxado e mais à vontade. Se ele estiver preocupado ou estressado, principalmente se tiver ansiedade de separação, te lamber ou ficar lambendo a si mesmo pode ajudá-lo a se sentir menos ansioso.
TOC
Embora raro, alguns cachorros podem desenvolver um tipo de transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Isso pode estar ligado ao estresse ou ansiedade de longo prazo, e pode se manifestar como eles constantemente se lambendo, ou lambendo objetos e outras pessoas.
Esse problema pode levá-los a ter feridas nas línguas ou deixar áreas do corpo sem pelo. Se você acha que seu cachorro pode ter algum problema do tipo, tente interrompê-lo convidando-o para fazer outra coisa – por exemplo, dar um passeio, brincar no jardim ou fazer algum treinamento.
O comportamento deve ser tratado com delicadeza. Por ser algo difícil para o seu cachorro, novamente procure um veterinário ou especialista para avaliá-lo da melhor forma possível.
O que eu posso fazer sobre o problema de lamber?
Lembre-se que lamber é um comportamento natural e é uma maneira dos cachorros se expressarem. Esperar que seu cachorro pare de te lamber é semelhante a você parar de acariciá-lo – isso nunca vai acontecer. No entanto, nem todos os cachorros são iguais e uns podem lamber menos do que outros.
Se você possui um lambedor compulsivo em casa, é importante tentar entender por que ele está te lambendo, pois isso pode ajudá-lo a fazer com que ele pare de fazer isso. Se as lambidas do seu cão se tornaram muito frequentes, abaixo listaremos algumas sugestões que podem te ajudar a se livrar disso:
Afaste-se do cachorro
Ao invés de dar atenção positiva ou negativa, tente afastar a parte do seu corpo que está sendo lambida. Não diga nada ou faça contato visual, mas permaneça neutro. Se isso não funcionar, tente se afastar dele ou saia completamente da sala. Com o tempo, isso deve dar a ele a mensagem de que não é algo que você goste.
Procure distrair o cachorro
Tente dar ao seu cachorro coisas pra ele fazer que o impeça de lamber, como um brinquedo de mastigar ou uma bolinha.
Treine seu cachorro
Tente treinar o cachorro para sentar ou ensiná-lo a fazer algo que redirecione suas lambidas, sendo recompensado por seu carinho e atenção, como dar a pata ou rolar.
Exercite seu cachorro
Mantenha seu cachorro sempre estimulado, levando-o para passear e fazer alguns exercícios. Isso ajuda a reduzir o estresse ou queimar qualquer excesso de energia que possa ser direcionada para lamber você.
Conclusão
Se mesmo com essas dicas você ainda acha que seu cachorro está te lambendo demais, especialmente se esse for um comportamento novo dele ou que tenha se tornado um problema pra você, sempre procure um especialista em comportamento canino ou um veterinário para obter os melhores conselhos possíveis.