Você faz ideia por quanto tempo um gato pode ficar sem comida ou água? Acredite em mim! É muito menos tempo do que você imagina!
Apesar da drástica diferença de tamanho, gatos e humanos têm muito em comum. Os dois precisam de alimentos nutritivos, um lugar seguro para dormir e muita água para sobreviver. Infelizmente, algumas pessoas confundem a crença de que todos os gatos odeiam água, com a quantidade de água que eles precisam beber todos os dias. Na verdade, os gatos não podem passar dias sem beber água limpa.
Mas por quanto tempo um gato pode ficar sem comida ou água? A resposta para essa pergunta pode te surpreender! Aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
Veja também:
Por que os gatos odeiam água?
Ao contrário da crença popular, nem todos os gatos odeiam água. O que a maioria dos gatos odeiam é tomar banho. Felizmente, há pouquíssimas raças de gatos que requerem banhos frequentes. Enquanto grandes felinos como tigres e panteras gostam de mergulhar em lagos e riachos, sua mini pantera doméstica provavelmente evitará isso a todo custo – e por boas razões.
Os gatos são criaturas ágeis, e ter uma pelagem encharcada pesa, dificultando seus movimentos. Além disso, eles têm um olfato muito apurado – 14 vezes mais potente do que de um ser humano – o que significa que eles podem captar produtos químicos na água que nossos sentidos olfativos rudimentares não conseguem detectar. No entanto, não importa como os gatos se sintam quando vão tomar banho, a verdade é que eles precisam de muita água para beber.
Por quanto tempo um gato pode ficar sem comida ou água?
Embora seja possível para um gato sobreviver por até duas semanas sem comida, ele não pode ficar sem água por mais de três dias. Os gatos são animais carnívoros, o que significa que precisam de muita proteína para sobreviver. Sem uma fonte constante de proteína, é mais provável que ele sobreviva apenas três ou quatro dias sem comida, independentemente se tiver acesso a água fresca.
Depois de três ou quatro dias sem comida, os órgãos de um gato começam a se desligar. Fígados de cães e humanos duram mais tempo sem comida. Contudo, o fígado de um gato não possui essa capacidade e, à medida que ele começa a perder peso por falta de nutrição, suas reservas de gordura começam a se infiltrar no fígado. A menos que o gato consuma calorias suficientes para substituir suas reservas de gordura por energia, ocorre uma complicação conhecida como Lipidose Hepática, resultando em insuficiência hepática.
Os gatos nunca devem ser deixados sozinhos sem as quantidades adequadas de comida e água. Se você tiver que fazer uma viagem, hospede seus gatos em um hotel para gatos, contrate alguém ou instrua um familiar para garantir que seu gato não fique sem comida durante esse período.
Veja também:
Gatos de rua podem ficar quanto tempo se comer?
Assim como os gatos domésticos, os gatos de rua – muitas vezes confundidos com selvagens – têm as mesmas necessidades alimentares. Como os gatos são biologicamente programados para usar proteína como fonte de energia, eles precisam de carne para sobreviver. No entanto, ao contrário dos gatos domésticos, os de rua não têm acesso a uma fonte constante de comida e água. Você pode deixar fora de sua casa uma vasilha com comida e água para os gatinhos de rua, ou pode até mesmo montar armadilhas para recolhê-los e levá-los para um abrigo seguro.
Créditos da Imagem em Destaque: Pixabay / rotbart94;