Será que os ratos demonstram afeto com seus donos assim como fazem os cachorros e gatos? Confira o que descobrimos!
Os ratos de estimação podem demonstrar afeto com seus donos. Esses roedores altamente sociáveis só precisam de tempo para se acostumar com você e saber que não há perigo algum ao chegar perto. Para se relacionar bem com um rato de estimação, passe um tempo com ele, deixe-o conhecê-lo e aumente gradualmente o contato físico.
Os ratos demonstram afeto com seus donos? Como conquistá-lo?
Ganhe a confiança do rato
A confiança fornece uma base para o vínculo com um animal de estimação, assim como acontece com as relações humanas. Os ratos, sendo criaturas inteligentes, identificam rapidamente seu provedor de cuidados. Enxergar você como uma fonte de comida, água, brinquedo, moradia, além de ter um ambiente sempre limpo, promove a confiança necessária. O essencial mantém seus ratos saudáveis e felizes, promovendo um comportamento normal e sociável que leva ao vínculo.
Os ratinhos de estimação gostam de viver em pares, pois precisam de uma outra companhia para se sentirem felizes. Então, certifique-se de ter uma gaiola bem arejada e espaçosa o suficiente para comportar mais de um animal. Procure alimentá-los com rações e pedaços de frutas e vegetais frescos seguros e dê-lhes água fresca diariamente. Além disso, não esqueça de manter a casinha deles sempre limpa, removendo a cama suja e os excrementos todos os dias, trocando a roupa de cama e lavando a gaiola e os itens uma vez por semana.
Veja também:
Aproxime suas mãos aos poucos
Para se relacionar com o seu ratinho de estimação, você deve deixá-lo confortável com seu manuseio. Isso requer domesticação manual. No início, suas mãos podem ser ameaçadoras, então você deve tentar acostumá-lo a elas.
Substitua esse instinto ensinando o rato a associar suas mãos a algo desejável: boa comida. O treinamento manual começa com a colocação de pedaços de cereal ou guloseimas compradas em pet shops na palma da mão. Lentamente, estenda-a no centro da gaiola. Apenas mantenha a mão e não faça movimentos bruscos. A princípio, o rato pode ficar longe.
Faça esse procedimento com as mãos todos os dias até que os ratos se sintam à vontade para tirar a comida de cima dela. Quando eles estiverem bem com isso, passe a oferecer guloseimas diretamente de seus dedos, permitindo um contato mais pessoal.
Conclua a domesticação
Uma vez que os ratos tenham ganhado a confiança em você e em suas mãos, estarão prontos para o próximo passo. Comece incentivando-os a enfiar a cabeça para fora da gaiola ao seu redor, abrindo a porta e segurando uma guloseima do lado de fora. Quando um vier até você, deixe-o comer a guloseima e coloque-o cuidadosamente na palma da sua mão. Então, coloque sua outra mão sobre ele sem exercer nenhuma pressão.
Você pode falar com seu rato de estimação e acariciá-lo gentilmente. Após isso, devolva-o para a gaiola depois de um ou dois minutos e repita o processo para lidar com cada rato individualmente. Ao longo de alguns dias, aumente o tempo que você gasta segurando cada uma deles por vários minutos.
Veja também:
Melhorando o vínculo entre o rato e você
O vínculo entre vocês significa muito mais do que apenas domá-los com as mãos, é claro, e a ligação entre ambos continuará a se fortalecer indefinidamente ao longo do tempo.
Sente-se ao lado da gaiola todos os dias e converse com seus bichinhos de estimação. Procure brincar e acariciar eles durante esse tempo. O melhor momento para brincar e se relacionar é durante o dia, quando estão fora da gaiola. Portanto, você pode colocá-los em um cercadinho seguro para evitar possíveis fugas e melhorar a interação.
Eu recomendo que você faça isso pelo menos uma hora todos os dias. Faça companhia para os ratos, interaja com eles, passando a mão e brincando. Coloque-os no seu colo ou ombro e você descobrirá que eles costumam gostar de um pouco de carinho. Além disso, eles podem passar a adorar se alimentar em suas mãos.