Os gatos sentem culpa ou remorso?

os gatos sentem culpa ou remorso

Será que os gatos sentem culpa ou remorso? Nesse artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!


Gatos, especialmente os mais jovens, parecem ter uma capacidade infinita de se meter em encrenca. Se o seu gato olha pra você enquanto calmamente pega algo frágil em uma prateleira, você provavelmente assumirá que ele não sente culpa ao fazê-lo. Mas será que isso é verdade? Os gatos podem sentir culpa ou remorso por determinados tipos de comportamento?

Os gatos sentem culpa ou remorso?

Não, os gatos não sentem culpa ou remorso da mesma forma que os humanos, mesmo que possam apresentar comportamentos que deem essa impressão. Nesse artigo, vamos discutir o que realmente está passando pela cabeça do seu gato. Além disso, tentaremos te ajudar sobre como treinar um gato de estimação que não sente remorso algum, não importando quão ruim seja seu comportamento!

Veja também:

Os sentimentos dos gatos

Créditos da Imagem (Pixabay / IRCat)

Sim, os gatos têm sentimentos, apesar de sua reputação tradicional dizer o contrário. Pesquisas indicam que a maioria dos gatos se relacionam intimamente com seus donos e podem reconhecer seus rostos e vozes. Esse vínculo também explica por que pode parecer que seu gato se sente culpado, mesmo que não possa realmente demonstrar essa emoção.

Para experimentar a sensação de culpa, os humanos devem entender que seu comportamento quebra alguma regra ou código e, portanto, é errado. É improvável que os gatos sejam capazes desse tipo de raciocínio complexo ou que entendam o conceito de certo e errado.

Mas vamos lá, você pode pensar, quando eu peguei meu gato rasgando o sofá, ele saiu correndo da sala como se tivesse se sentindo culpado por ter feito algo errado. Embora associemos o comportamento à culpa, o cenário mais provável é que seu gato esteja correndo porque você aparenta estar bravo, e que não parece ser uma boa ideia ficar ali!

Por meio de vários estudos, pesquisadores descobriram que os gatos podem reconhecer emoções humanas, como raiva, tanto pelo tom de voz quanto pela linguagem corporal. Sabendo disso, faz sentido que gatos que acabaram de quebrar regras humanas reajam às vozes levantadas e expressões de raiva.

Veja também:

Meu gato pode se sentir mal por me morder?

Créditos da Imagem (Pixabay / infinityharmony)

As pessoas tendem a aplicar o raciocínio e as motivações humanas ao comportamento de seus animais de estimação, o que pode levar a mal-entendidos.

Por exemplo, os gatos exibem comportamento agressivo, como morder, por inúmeras razões, não apenas aquelas que pudemos supor, como raiva ou rancor. Mesmo que eles pudessem se sentir mal com isso, não há garantia de que eles se sentiriam, mesmo porque morder provavelmente fazia sentido naquele momento.

O mesmo se aplica a um gato que está se coçando ou arranhando os móveis. Coçar é um comportamento instintivo em gatos, usado para marcar seu território e manter suas garras afiadas. Não assuma que ele esteja fazendo isso com seu sofá simplesmente por ser malcriado ou destrutivo.

Como eu faço para parar o mau comportamento do meu gato?

os gatos sentem culpa ou remorso 3
Créditos da Imagem (Pixabay / rebecaml)

Para os humanos, a culpa funciona como um forte motivador interno para mudar o comportamento. Como os gatos não sentem o mesmo, lidar com um felino que tenha mau comportamento pode ser algo bem difícil.

Impedir o mau comportamento do seu gato depende um pouco do tipo de coisa que ele está fazendo, seja arranhando móveis, mordendo ou fazendo xixi fora de sua caixa de areia. No entanto, há algumas dicas gerais que se aplicam a todos eles.

Para começar, nunca grite, bata ou castigue fisicamente seu gato por seu mau comportamento. Essa reação não é apenas ineficaz, mas quase certamente prejudicará seu relacionamento com ele. Você também deve descartar quaisquer causas médicas para o comportamento do seu gato, principalmente se ele estiver urinando fora de sua caixa de areia.

Veja também:

Se você tiver mais de um gato em casa, certifique-se de que eles não estejam estressados ou competitivos em relação aos recursos, fornecendo caixas de areia extras, camas, brinquedos e tigelas de comida suficiente para todos. Procure passar um tempo com cada um dos seus gatos todos os dias também!

Os gatos geralmente respondem melhor a técnicas de redirecionamento e reforço positivos de modelagem de comportamento. Por exemplo, se você pegar seu gatinho arranhando o sofá, redirecione-o para um arranhador e dê uma recompensa quando ele o usar.

Conclusão

Compreender o comportamento de um gato pode ser um desafio, especialmente quando caímos na armadilha de projetar nossos sentimentos neles. Saber que os gatos não sentem culpa ou remorso da mesma forma que a gente, pode fazer você se sentir mais capacitado para lidar com o mau comportamento deles.

Lembre-se, se você está lutando para resolver problemas de comportamento felino, não hesite em pedir ajuda. Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar o que está acontecendo ou encaminhá-lo para um especialista em comportamento felino, se necessário.


Créditos da Imagem em Destaque: Pixabay / StockSnap;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui