Os cachorros sentem frio? Quais são os principais sinais?

Os cachorros sentem frio Quais são os principais sinais

Será que os cachorros sentem frio e quais são os principais sinais que demonstram isso? Confira o que descobrimos sobre o assunto!


Pode até parecer um pouco óbvio – os cães têm pelos que os ajudam a se manter naturalmente protegidos do frio. Mas será que seu cachorro sente algum frio? Eu posso te dizer com toda a certeza do mundo que ele sente frio, sim!

Na verdade, algumas raças são extremamente sensíveis e intolerantes ao frio. Da mesma forma, algumas outras parecem que evoluíram para viver no frio extremo.

A importância dos pelos

Os cachorros sentem frio Quais são os principais sinais 3
Créditos (Unsplash / Helena Lopes)

A pelagem de um cachorro é muito importante quando se trata de tolerar temperaturas frias. Quando os termômetros marcam abaixo de 10°C, é importante prestar atenção ao cachorro para ver se ele está sentindo frio. No entanto, a sensibilidade ao frio varia conforme o porte, condição corporal e idade. No geral temperaturas em torno de 7°C ou mais baixas, podem começar a incomodar o seu cãozinho.

Nós devemos ser capazes de ter empatia com cães sem pelos. Assim como nós, eles não tem pelos para proteger a pele dos efeitos do frio. Além disso, eles também suam como nós, ao invés de ofegar. Então, se você precisa de um casaco, o mesmo acontece com seu cãozinho.

Sempre adicione camadas de proteção ao animal caso ele esteja com frio. Da mesma forma que deve adicionar protetor solar para os casos em que ele ficar exposto à luz solar direta.

Se você vive em regiões onde o clima frio é predominante, coloque roupas em seu cachorro para evitar que sinta frio.

Veja também:

Os cachorros sentem frio? Quais são os sinais?

Fique de olho nas orelhas

Os cachorros sentem frio Quais são os principais sinais 1
Créditos (Pixabay / Mylene2401)

Os cães normalmente têm o corpo quente devido ao pelo, mas você deve verificar a temperatura de suas orelhas para saber se estão com frio. As orelhas de um cão perdem calor rapidamente, e você deve trazê-lo para dentro de casa para se aquecer se quiser evitar que ele tenha queimaduras de frio.

O cachorro começa a tremer

Quando seu cachorro sente frio, a primeira coisa que acontece é que ele vai começar a tremer. Um cão trêmulo têm músculos que se contraem e relaxam rapidamente. O corpo dele está tentando se aquecer aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos e mantendo-os aquecidos.

Seu cão pode começar a se esfregar em você

Quando está com frio, o cachorro vai querer ficar perto de seu dono. Ele vai se esfregar em você e tentar ficar grudado em qualquer coisa que esteja mais quente do que ele.

Veja também:

O cachorro irá se mover devagar

Quando os cães sentem frio, eles podem não se sentir muito confortáveis e começar a se mover lentamente. Se você perceber que ele está se movendo devagar durante suas caminhadas ou brincadeiras, talvez seja hora de colocá-lo pra dentro de casa.

Além disso, caso ele esteja letárgico, extremamente sonolento ou mais desajeitado do que o normal, é melhor aquecê-lo, pois esses são sinais de hipotermia.

Ele fica deitado e enrolado

Os cachorros sentem frio Quais são os principais sinais 2
Créditos (Unsplash / Robert Thiemann)

Pode ter certeza de que seu cachorro irá se deitar e ficar bem enroladinho se tiver com frio. Na verdade, quando ele se enrola, está tentando ocupar a menor área possível para manter a temperatura corporal central aquecida. Isso permite que ele conserve o máximo de calor possível.

O frio deixa o cachorro ansioso

O cachorro é uma criatura bem comunicativa e irá avisá-lo quando estiver desconfortável. Você pode notar que ele está latindo ou choramingando mais do que o normal. Além disso, se a linguagem corporal dele parecer ansiosa ou fora do comum, talvez você precise aquecê-lo.

Conclusão

Em média, cães que vivem em temperaturas acima de 7°C podem viver confortáveis. Esses intervalos podem mudar com base no peso, idade, tamanho e espessura da pelagem do animal.

A melhor dica que eu posso dar pra você é evitar levar seu bichinho para fora de casa em períodos onde o frio é muito rigoroso. Mas se isso não for possível, tome as providências adequadas para garantir a segurança do seu bichinho, comprando uma casinha, adicionando cobertores para garantir que ele se sinta aquecido quando o frio apertar.


Créditos da Imagem em Destaque: Pixabay / Ebowalker;

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui