O que fazer se meu gato for picado por uma abelha ou vespa?

O que fazer se meu gato for picado por uma abelha ou vespa

Nesse artigo, confira o que você deve fazer caso seu gato seja picado por uma abelha, vespa ou qualquer outro tipo de inseto.


As picadas de insetos são bastante comuns em gatos. Os gatos adoram brincar e os insetos costumam ser presas tentadoras. Caso seu gato seja um animal brincalhão e muito curioso, é bem provável que ele coloque suas patas em cima de uma abelha, vespa ou qualquer outro inseto que possa picá-lo. Na maioria dos casos, os gatos se curam de uma picada de abelha por conta própria e precisarão apenas de alguns cuidados básicos. No entanto, alguns animais podem ter reações alérgicas com risco de vida ao serem picados. Então, nesses casos você deve sempre procurar a ajuda de um veterinário.

Nesse artigo, vamos tentar entender um pouco mais sobre os tipos de picadas e o que você deve fazer caso seu gato seja picado por uma abelha ou vespa.

Tipos de picadas de insetos

Abelhas e vespas picam gatos com muita frequência. Esses insetos até podem parecer semelhantes, mas suas picadas são muito diferentes. As vespas, por exemplo, possuem ferrões retos que não se desprendem quando picam. Isso significa que elas podem picar várias vezes.

Por outro lado, o ferrão de uma abelha se desprende quando ela pica algo. Cada abelha só pode picar uma vez e seu ferrão ficará na pele do gato. Esse ferrão pode continuar bombeando veneno por vários minutos, portanto, removê-lo rapidamente reduzirá a dor e o inchaço.

Veja também:

Sinais de picadas de abelha

Muitas vezes os gatos tendem a esconder a dor, e pode não ser tão óbvio descobrir que uma picada ocorreu. As picadas de abelha são mais comuns em gatos jovens e que ficam ao ar livre, mas também podem acontecer dentro de casa.

Na grande maioria dos casos, os gatos são picados ao redor do rosto e das patas. Eles podem mancar ou arranhar a picada. Procure por uma protuberância inchada onde ocorreu a picada.

O que fazer se meu gato for picado por uma abelha ou vespa?

Primeiros socorros

Assim que perceber que seu gato foi picado, retire-o da área onde ele está e encontre um local seguro para avaliar e tratá-lo. Embora seja improvável que uma picada cause uma reação grave, ainda assim outras abelhas e vespas podem estar por perto. A maioria dos problemas com picadas ocorrem quando o animal é picado várias vezes.

Então, caso seu gato tenha sido picado por uma abelha, é importante que você remova o ferrão. Raspe o ferrão usando a ponta de um cartão de banco que você não utiliza mais. Evite utilizar pinças – pois elas podem esmagar o saco de veneno, piorando ainda mais a picada.

Depois que o ferrão for removido, avalie os ferimentos do animal. Procure no pelo do gato para se certificar de que não haja mais nenhum outro ferrão presente. Monitore seus sintomas para observar uma possível reação alérgica mais grave. A maioria das picadas de insetos não requer cuidados veterinários.

Veja também:

Considere marcar uma consulta com um veterinário caso seu gato tenha sido picado várias vezes, ou se a picada ocorreu dentro de sua boca.

Caso o gato esteja um pouco inchado, uma compressa fria ajudará a reduzir os sintomas. Legumes congelados, uma bolsa de gelo ou uma toalha fria aplicada no local ajudará a reduzir o inchaço e aliviar a dor.

Sobre o uso de medicamentos, eu sempre recomendo que você tire as dúvidas com um veterinário, pois ele poderá te aconselhar melhor sobre uso e qual o melhor medicamento para cada caso.

Reações graves

Na maioria das vezes, as picadas de abelha só resultam em um pequeno inchaço e desconforto para o seu gato. Em casos raros, uma picada pode levar a uma reação extrema chamada choque anafilático.

Abaixo, confira alguns sinais pra você ficar de olhos abertos:

  • Diarreia ou defecação / micção anormal;
  • Focinho ou língua inchados;
  • Vômito;
  • Coceira;
  • Urticária;

Sintomas posteriores:

  • Alterações comportamentos;
  • Fraqueza ou letargia;
  • Pulso fraco ou frequência cardíaca elevada;
  • Membros frios;
  • Babando;
  • Dificuldade para respirar;
  • Gengivas pálidas;
  • Colapso;

Caso seu gato apresente sintomas de choque anafilático, contate imediatamente um veterinário. Quaisquer desses sinais devem ser levados à sério, pois o choque anafilático pode ser fatal se não for tratado prontamente.

Créditos da Imagem em Destaque: kozorog / Getty;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui