Será que o cavalo dorme em pé ou deitado? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre o comportamento do sono desses animais!
Assim como para nós, o sono é essencial para a saúde e bem-estar de um cavalo. No entanto, os padrões de sono e as características desses animais são únicas. Os cavalos são dorminhocos polifásicos, o que significa que eles possuem vários períodos de sono ao longo do dia, com a maioria ocorrendo durante à noite. Esses padrões de sono se baseiam em hierarquia social, idade, alimentação e familiaridade com o ambiente. Uma característica especial dos cavalos é que eles podem dormir em pé!
Como os cavalos dormem?
Os cientistas documentaram quatro estágios de sono em um cavalo: vigília, sonolência, sono profundo (SWS) e movimento rápido dos olhos (o famoso sono REM). No sono profundo, as ondas cerebrais de um cavalo estão lentas e sincronizadas. Então, durante este tempo, o cérebro não está funcionando em sua total capacidade. Isso quer dizer que ele ainda pode ocorrer enquanto o cavalo está em pé ou em decúbito esternal (deitado sobre o peito com as patas dobradas por baixo).
No sono REM, as ondas cerebrais são rápidas e mais irregulares, como as de um estado desperto. Como o próprio nome indica, durante essa fase do sono, os olhos do cavalo se movem para frente e para trás rapidamente. Além do movimento dos olhos, o cavalo também pode contrair as orelhas ou a pele, piscar, dilatar as narinas ou até mesmo mexer as patas. O sono REM ocorre quando o cavalo está deitado de lado em decúbito lateral. Durante essa fase, todos os músculos relaxam completamente e perdem o tônus.
Veja também:
Em média a maioria dos cavalos passam entre 5 e 7 horas por dia dormindo. É geralmente aceito que eles passem aproximadamente 15% de seu tempo total no sono REM. Enquanto alguns cavalos têm entre 2 – 3 horas de sono REM por dia, todos eles precisam de pelo menos 30 minutos.
Não há uma quantidade definitiva de tempo que os cavalos podem ficar em decúbito lateral, mas eles não podem ficar lá por muito tempo. O peso de um cavalo por si só aplica pressão as áreas do corpo que restringem o fluxo sanguíneo para órgãos vitais e membros. Os pulmões, por exemplo, também ficam comprimidos, o que pode levar a padrões respiratórios anormais. A pressão também pode afetar os nervos, causando fraqueza muscular. Então, quando um cavalo tenta se levantar, ele têm dificuldade em ficar completamente de pé, o que pode levar a um trauma secundário.
Afinal, o cavalo dorme em pé ou deitado?
A resposta é bem simples: os cavalos dormem tanto em pé quanto deitado!
A maior parte do sono de um cavalo é feito em pé e é considerado como sono profundo (SWS), conforme descrito acima. O tempo total de sono geralmente ocorre com ciclos interrompidos por períodos de vigília.
Uma característica anatômica especial dos cavalos chamada de “aparelho de permanência”, permite que eles durmam em pé. Esse aparelho formado por um grupo de tendões e ligamentos que trabalham juntos, permite os cavalos possam permanecer em pé com pouco esforço muscular. Esta é uma grande vantagem para uma presa tão grande, pois em casos de emergência, eles podem levantar rapidamente e fugir.
Uma outra tática de proteção que os cavalos usam durante o sono é dormir sempre em grupos. Eles irão alternar entre si – cavalos ficarão em pé em alerta – enquanto outros podem descansar deitados.
Os cavalos podem ter distúrbios do sono?
O distúrbio do sono em cavalos é algo ainda pouco compreendido. Pesquisadores ainda estudam sobre o assunto, incluindo privação do sono, narcolepsia e hipersonia.
A privação do sono pode ocorrer por conta de uma viagem, mudança de ambiente ou rotina (ruídos excessivos, condições desconhecidas), além de problemas ortopédicos ou neurológicos que impedem que o cavalo de se deitar. O problema com a privação do sono pode ocorrer em apenas 5 – 7 dias de sono REM incompleto.
A narcolepsia é um distúrbio do sono desencadeado por emoções e atividades fortes. É caracterizada por sonolência diurna excessiva, assim como também por manifestações REM anormais. Cavalos narcolépticos podem ter perda súbita de tônus muscular e início súbito de sono.
A hipersonia é uma condição de excesso de sono, no entanto, esse sono não é reparador e geralmente não inclui o sono REM, o que, por sua vez, leva a mais sonolência. Esse tipo de distúrbio pode estar relacionado com alguma doença endócrina ou neurológica subjacente.
O distúrbio do sono pode causar algum problema no cavalo?
Os riscos do sono inadequado em um cavalo incluem:
- Baixo desempenho;
- Comportamento agressivo;
Os sintomas comuns de cavalos com distúrbios do sono incluem, sonolência diurna excessiva, relutância ou incapacidade de deitar e desempenho atlético prejudicado. Portanto, uma avaliação veterinária completa com observações de monitoramento de vídeo e uma eletroencefalografia contínua (EEG), podem diagnosticar e tratar os distúrbios do sono do animal.
Referências
Belling, T. Sleep Patterns in the Horse: A Review. Equine Practice. 1990; 12:22-27;
University of Illinois College of Veterinary Medicine. Let Sleeping Horses Stand. ACES News. 2009;
Foto em destaque: Pixabay / Chiemsee2016;