Micose em gatos: O que causa e como tratar?

Como tratar micose em gatos causa e tratamento

Nesse artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre como tratar a famosa micose em gatos de estimação.


A Micose, também conhecida como Demartofitose, é um tipo de fungo que aflige tanto humanos quanto animais, embora os sintomas possam variar de espécie pra espécie. Em um gato, a Micose causa perda de pelos de forma irregular, principalmente nas patas e no rosto. Uma vez que o seu veterinário tenha diagnosticado que seu gato de estimação está com micose, ele pode sugerir diferentes tratamentos para solucionar o problema.

Como diagnosticar a micose em gatos?

Os principais sinais das doenças de pele em gatos são bem parecidos e, na grande maioria das vezes, é possível encontrar bactérias, fungos e ácaros causando dermatite. Para ter certeza do diagnóstico, o recomendado é procurar um veterinário de confiança e solicitar exames.

Além da própria micose, os felinos também podem ser acometidos por alergias, sarna, entre outros diferentes problemas de pele. O veterinário pode realizar ou solicitar os seguintes exames:

  • Cultura fúngica;
  • Exame dos pelos;
  • Exame com lâmpada de Wood;

Além disso, pode ser que o veterinário solicite exame de sangue, pois ele pode ajudar a avaliar a saúde do gato de um modo geral. As doenças fúngicas em gatos costumam ocorrer em animais com imunossupressão ou com nutrição inadequada.

Veja também:

Como tratar micose em gatos causa e tratamento 1

Como tratar a micose em gatos?

Antes de tudo, é importante que você tenha os itens abaixo para tratar o animal da forma correta e também evitar que a micose espalhe para você:

  • Luva de látex ou borracha;
  • Solução antifúngica tópica, xampus, Griseofulvina ou Itraconazol;

O tratamento pode variar de acordo com o fungo causador e com o estado de saúde do gato. Embora a maioria dos xampus disponíveis para tratamento de micose sejam uma solução viável, ainda assim muitas vezes o banho causa estresse ao animal. No geral, o mais indicado é a medicação oral.

Além disso, é possível utilizar pomadas ou medicações tópicas em spray para ajudar no combate ao fungo. Dependendo do caso, o veterinário pode até mesmo prescrever um antibiótico.

Matando a micose com medicações tópicas

Dar banho em um gato pode ser uma tarefa difícil, mas muitas vezes necessário. Coloque a luva de látex ou borracha para evitar que a micose se espalhe para você e dê banho no gato como faria normalmente usando um xampu. Enxágue e seque-o com uma toalha.

Aplique a solução tópica de micose nas áreas afetadas. Seu veterinário pode prescrever uma solução antifúngica contendo miconazol ou clotrimazol, ou você pode usar aqueles xampus vendidos em pet shops.

Eu recomendo também que você descontamine sua casa. Os esporos de fungos que causam a micose podem viver no ambiente por até 18 meses, infectando novamente seu gato, você ou quaisquer outros animais de estimação. Pulverize uma solução de cloreto de benzalcônio em todas as áreas que seu gato frequenta, incluindo roupas de cama e brinquedos, móveis, lençóis e roupas.

Repita o tratamento de acordo com a orientação do veterinário.

Veja também:

Como tratar micose em gatos causa e tratamento banho

Administrar Griseofulvina

Corte os comprimidos de acordo com a dosagem recomendada. Se a micose do seu gato for grave, o veterinário pode prescrever griseofulvina, que costuma vir em formato de comprimido ou pílula. Utilize algo bem afiado ou um cortador de comprimidos para garantir a dosagem adequada: dê ao gato de 20 a 50 mg de griseofulvina por quilo de peso, de acordo com as instruções do veterinário.

Faça-o engolir o medicamento. Para dar uma pílula para o seu gato, com gentileza e firmeza, segure-o pela nuca com uma mão enquanto usa a outra para forçar a pílula para o fundo da boca dele. Se isso for ineficaz, tente usar um abridor de comprimidos para gatos disponível em pet shops. Assim que o comprimido estiver na boca, procure mantê-la fechada e esfregue suavemente a garganta em movimentos descendentes até que ele engula o comprimido.

Se isso não funcionar, tente esconder a pílula em guloseimas especiais, ou pergunte para o seu veterinário se pode triturá-la e misturá-la na comida do bichano.

Há casos em que pode ser necessário administrar polivitamínicos e alterar a nutrição do gato, pois isso ajuda a fortalecer seu organismo e acelerar o processo de recuperação. O tratamento pode ser longo e deve ser seguido até o final, pois caso contrário, o fungo pode voltar a afetar o animal.

Orientações gerais

  • Antes de dar banho em seu gato, corte as garras do animal para minimizar ferimentos em você;
  • Sempre converse com seu veterinário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento contra a micose;
  • Observe que a griseofulvina pode causar supressão da medula óssea;

Este artigo é meramente informativo. O blog DiáriodosPets não tem autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Convidamos você a levar seu animal de estimação ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui