Guia completo de cuidados do famoso Lóris Molucanos. Aprenda sobre como cuidar, alimentação, exercícios e vocalização.
Assim como muitos outros animais da Austrália e do Pacífico Sul, o Lóris Molucanos apresenta cores lindas e características únicas. Embora seja um pássaro extremamente bonito e único, a espécie não é o tipo de animal de estimação para todos os lares, por isso é importante saber onde você está se metendo antes de decidir trazer um pássaro desse pra casa.
Lóris Molucanos: Guia completo de cuidados
Ficha técnica
Nomes comuns: Lóris Molucanos, Rainbow lorikeet, Swainson’s Blue Mountain Lorikeet, Rainbow Lory, Blue Mountain Lory, Swainson’s Lory;
Nome Científico: Trichoglossus moluccanus (Gmelin, JF, 1788);
Tamanho adulto: Entre 25 e 30 centímetros de comprimento;
Expectativa de vida: Entre 10 e 20 anos;
Origem e história
Descrito pela primeira vez por cientistas em 1788, o Lóris Molucanos é nativo do leste da Austrália e de algumas ilhas do Pacífico Sul. Eles são considerados uma espécie de menor preocupação na Lista Vermelha da IUCN, mas são considerados ameaçados de extinção em seus habitats naturais. Seu principal habitat são as florestas tropicais e matas costeiras.
Veja também:
Comportamento / Temperamento
O Lóris Molucanos é conhecido por suas palhaçadas, personalidade brincalhona e comportamento hiperativo. Ele é extremamente brincalhão, e irá procurar por brinquedos o tempo todo. Portanto, ele pode ser um pouco barulhento, especialmente quando brinca com determinado brinquedo ou quando está entediado.
No geral, a espécie é bastante afetuosa e muito inteligente. No entanto, pode se tornar agressiva se sentir que outros animais ou pessoas estão invadindo seu território.
Você consegue manter dois pássaros juntos no mesmo ambiente, porém, caso eles não sejam pares unidos, é provável que acabe em agressão e possíveis ferimentos. Essas aves exigem muita atenção de seu dono todos os dias!
Prós
- Brincalhão e divertido;
- Afetuoso;
- Inteligente;
- Pode ser mantido em casal;
- Adora interações;
Contras
- Hiperativo;
- Barulhento;
- Pode se tornar agressivo ou territorial;
- Aves não emparelhadas não podem ser mantidas juntas;
Cores e características principais do Lóris Molucanos
O Lóris Molucanos não é sexualmente dimórfico, então machos e fêmeas são fisicamente indistinguíveis, embora os machos tendam a ser um pouco maiores do que as fêmeas e possam ter um bico maior.
Os pássaros adultos possuem cor azul claro e brilhante na cabeça, laranja e amarelo no peito e violeta no abdômen. As asas são verdes no topo com laranja avermelhado e amarelo embaixo, enquanto a cauda é verde no topo com amarelo embaixo. O bico e os olhos são laranja avermelhados.
Os pássaros jovens possuem cores mais opacas do que os adultos e sua coloração brilhante se desenvolve à medida que envelhecem. Suas caudas são mais curtas e os olhos e bicos são mais acastanhados. Existem marcas amarelas perto da ponta do bico. Tanto os adultos quanto os pássaros mais jovens possuem patas cinzas.
Veja também:
Fala e Vocalização
Embora sejam capazes de imitar a fala humana, o Lóris Molucanos não é tão bom nisso quanto alguns outros tipos de papagaios, como a Ararajuba. No entanto, ele é excelente em imitar sons como ruídos domésticos como, por exemplo, portas rangendo, videogames, telefones e um carro buzinando. Seus ruídos naturais incluem gritos estridentes e conversas.
Como cuidar de um Lóris Molucanos?
Alimentação
O Lóris Molucanos é um pássaro que possui a língua bem comprida e com ponta rugosa e, na natureza, se alimenta de pólen e néctar de flores. Em ambientes domésticos, entretanto, você deve fornecer papa de frutas. Há disponíveis em lojas especializadas diversas marcas de papinha em pó, que só precisam ser misturadas com água. Além disso, eles também devem receber uma boa quantidade de frutas e vegetais incluindo, por exemplo , melão, mamão, figo e maçã.
Na natureza, o Lóris também se alimenta de flores, e estas são um ótimo complemento para sua dieta. Existem algumas flores secas que são comercializadas, e você pode oferecer aquelas de seu jardim para eles comerem, contanto que estejam livres de pesticidas e outros produtos químicos perigosos.
O Lóris pode se alimentar de hibisco, dentes de leão, calêndulas, rosas e etc. Painço, aveia, sementes de girassol germinadas e flocos multigrãos também são boas adições dietéticas.
Banho
O Lóris Molucanos adora se banhar em pratos rasos de água limpa, mas também pode receber borrifos de água algumas vezes por semana para ajudar a manter suas penas limpas. Os cortes de unha e da asa devem ser feitos regularmente se você pretende mantê-los aparados. Somente uma pessoa devidamente treinada deve realizar aparas nas unhas e asas.
Veja também:
Companheiros de Gaiola
O único companheiro de gaiola apropriado para o Lóris Molucanos é um outro pássaro da espécie. Se adicionados ainda jovens no mesmo ambiente, com toda a certeza formarão vínculos. Caso contrário, existe um alto risco deles se agredirem. Então, tome bastante cuidado com isso!
Configuração da Gaiola
Se possível, você deve manter essas aves em um ambiente onde elas possam ter muito espaço para voar. No entanto, um casal vive bem em uma gaiola com dimensões de, no mínimo, 1,20 x 0,60 x 0x60 metros. Dentro da gaiola, adicione poleiros e um ninho de madeira de 40 x 20 x 20 centímetros. Procure fazer alguns furos na base do ninho para escoar as fezes líquidas dos filhotes e evitar que eles sofram hipotermia com o acúmulo do material.
A gaiola deve ser colocada em um local onde receba luz solar na parte da manhã e deve ser protegida com tela de arame, para impedir a fuga da ave e entrada de outros pássaros e roedores. Como o Lóris é originário de regiões quentes, a espécie não tolera temperaturas abaixo de 5°C. Portanto, evite ambientes com excesso de umidade ou muito secos (abaixo de 30% de umidade), pois isso pode diminuir a chance de eclosão dos ovos.
Manutenção da Gaiola
O Lóris é um pássaro que possui fezes líquidas, portanto, é extremamente importante manter a limpeza tanto dentro quanto ao redor da gaiola. Esses pássaros inteligentes podem ser treinados para fazer suas necessidades em um local específico, o que pode ajudar a manter as coisas limpas.
Você deve trocar o jornal ou o lenço de papel quando estiverem sujos. Procure também manter a tigela com água limpa e livre de algas e resíduos. Toda a gaiola deve ser limpa e desinfetada regularmente, mas não utilize produtos químicos de limpeza com seu pássaro dentro dela.
Veja também:
Atividade
Como são pássaros muito brincalhões, você deve adquirir muitos brinquedos para entretê-los. A espécie adora brinquedos barulhentos, como chocalhos e sinos. Além disso, eles desfrutarão de escadas e quaisquer outros centros de atividade que você instalar na gaiola.
Essas aves precisam de um alto nível de exercício todos os dias. Portanto, se você tiver um espaço em casa para que ele possa voar ou escalar, ajuda a queimar um pouco a energia acumulada no animal.
Conclusão
O Lóris Molucanos é um pássaro lindo e muito inteligente, e tende a se relacionar de forma bem divertida com seu dono. Ele pode ser um pouco barulhento, o que o torna uma má escolha para apartamentos e condomínios. Além disso, essa ave é relativamente territorial, então pode não ser uma boa escolha para casas com crianças, especialmente as pequenas.
Por fim, caso você tenha espaço suficiente em casa, esses belos pássaros podem trazer entretenimento e alegria à sua vida se você estiver totalmente preparado para atender suas principais necessidades.
Referências
BirdLife International (2016). “Trichoglossus moluccanus“. IUCN Red List of Threatened Species. 2016: e.T22725334A95228767. doi:10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22725334A95228767.en. Retrieved 12 November 2021;
ScienceWA Rainbow lorikeet joins Perth pest list Archived 2014-07-26 at the Wayback Machine;
“Are rainbow lorikeets a threat to Tasmanian fruit growers?”. 30 May 2017;
Créditos da Imagem em Destaque: Pixabay / Antifoto;