Nesse artigo, separamos algumas dicas muito interessantes sobre como tirar o mau hálito da boca do seu cachorro. Confere aí!
Vamos ser sinceros, em algum momento você já sentiu o mau hálito do seu cachorro. Se esse cheiro te deixou com nojo, este artigo foi fito pra você!
Ao longo dos anos, aprendi a controlar o mau hálito do meu cachorro, e hoje ele é quase inexistente! Quer saber como eu fiz isso?
Antes de resolver o mau hálito do seu cachorro, você precisa entender por que ele está com esse problema. Depois de entender isso, você pode começar a tratar o problema em sua origem. Então, vamos lá!
Por que meu cachorro tem mau hálito?
Acredite ou não, o mau hálito não é inerente aos cães. Eles podem ter uma má reputação por isso, mas um cachorro saudável e feliz não deve ter mau hálito crônico. É bem provável que eles tenham algum odor em suas bocas, mas não deve ser algo insuportável.
Aqui estão os principais motivos que podem fazer com que seu cão tenha mau hálito.
1. Ele comeu algo estragado
Vamos começar pelo principal motivo! Por mais que detestemos, nossos cachorros adoram coisas fedorentas. Alguns preferem uma poça de lama fedorenta ao invés de água limpa e fresca. E a caixa de areia do gato que se torna o bufê de sobremesas do cachorro? Nojento, né?
Acredite ou não, às vezes eles fazem isso apenas para nos irritar. Mas também podem sinalizar outras razões mais sérias, como deficiências nutricionais.
Então, caso seu cachorro esteja com mau hálito ocasional, há uma boa chance dele ter comido algo bem nojento. Isso passará com o tempo!
Veja também:
2. Saúde bucal precária
Esta é possivelmente a causa mais comum de mau hálito em cachorros. Se você passou um dia ou mais sem escovar seus dentes, seu parceiro(a) provavelmente confirmará isso ao tentar beijá-lo. O mesmo vale para os cachorros!
A doença periodontal é bastante comum em cachorros e ainda assim muito importante para tratar, pois pode levar a outros problemas de saúde mais graves. Alguns desses problemas incluem, dentes podres, câncer bucal, placa bacteriana e o acúmulo de bactérias resultantes que podem causar halitose crônica nos cães.
3. Problemas gastrointestinais
Grande parte da saúde de nosso cães começa no intestino, por isso é importante que sua saúde intestinal seja otimizada. Se não for, pode causar problemas, como a comida não ser totalmente digerida. Isso pode definitivamente deixar o hálito do cachorro com um cheiro ruim.
A má saúde digestiva também pode causar refluxo ácido que, por sua vez, pode afetar a respiração do seu cão. Mesmo que ele tenha comida de boa qualidade e rica em nutrientes, pode não estar absorvendo todos eles.
4. Ansiedade
Uma das causas do mau hálito também está associada à saúde intestinal. Se seu cão ficar ansioso, ele provavelmente não estará digerindo a comida normalmente. A digestão pode ser suspensa para que ele possa lidar com uma possível ameaça, por exemplo, resultando em mau hálito.
Se este for o caso, é importante abordar a causa da ansiedade e a saúde intestinal juntos.
5. Doenças renais ou hepáticas
Os rins atuam como um filtro, removendo toxinas do corpo do cachorro. Infelizmente, à medida que os cães envelhecem, os rins podem deixar de funcionar de forma eficaz e acumular toxinas, o que pode resultar em mau hálito.
Da mesma forma, uma doença hepática pode causar mau hálito e é uma condição médica que precisa de tratamento imediato.
Antes de ficar muito preocupado com o mau hálito do seu cachorro, é importante entender alguns dos sintomas. Caso ele tenha alguma doença hepática ou renal, pode apresentar alguns dos sintomas abaixo:
- Vômito;
- Falta de apetite;
- Letargia;
- Recusa da comida;
- Constipação
- Falta de urinar;
No entanto, se você notar um forte “cheiro de xixi” na respiração do seu cachorro, é possível que o fígado ou os rins estejam envolvidos.
6. Problemas com a ração
A ração é um tema bastante controverso no mundo pet. Cada cachorro é tão único que fica difícil definir qual é o melhor tipo de ração para ele. Alguns cachorros, por exemplo, passam vários meses comendo uma marca de ração apenas pra você descobrir depois que eles não gostam dela.
Uma coisa é certa, se o seu cachorro possui mau hálito, é pouco ativo, sua pelagem não contém muito brilho ou sua saúde bucal está ruim, é bem provável que ele não está comendo a ração certa.
Por exemplo, alguns cães podem lidar bem com alimentos mais úmidos. Outros precisam de rações secas para ajudar a raspar as placas dos dentes. Ainda assim, há aqueles que se saem bem em um regime alimentar parecido com o dos humanos.
Portanto, é preciso ficar de olho na qualidade da ração que você está fornecendo para o seu cachorro, pois ela pode ser a causa do problema de mau hálito.
Agora que você identificou as possíveis causas do mau hálito em um cachorro, é hora de resolver o problema na origem!
Como tirar o mau hálito do meu cachorro?
Mesmo o mau hálito crônico mais fedorento em cães pode ser resolvido quando você entende sua causa e tratamento.
Abaixo, veja como resolver os problemas mais comuns:
1. Evite que ele coma coisas fedorentas
Pode até parecer simples, mas não é!
Alguns donos de pets bem-intencionados involuntariamente alimentam seus cachorros com coisas fedorentas, como pedaços de frango, ou até mesmo aquele fast food que sobrou do dia anterior. Isso não é apenas ruim para a saúde geral do cachorro, mas também pode ser muito perigoso.
Os ossos podem estilhaçar e causar emergências de saúde graves e repentinas, e o fast food geralmente contém ingredientes tóxicos para nossos animais de estimação.
Melhor ficar longe de dar comida humana para o seu cão!
2. Escove os dentes do seu cachorro
Nunca negligencie a saúde bucal do seu cachorro. É melhor começar fazendo um exame completo com um veterinário. Ele será capaz de dizer se o cachorro possui problemas mais sérios, como cáries, câncer bucal, abscessos ou acúmulo de placas bacterianas que precisarão ser tratadas pelo profissional.
No entanto, se o veterinário determinar que seu cachorro precisa apenas de cuidados dentários básicos, você pode montar um cronograma de limpeza, entre os exames odontológicos regulares.
A melhor maneira de fazer isso é escovar os dentes do cão. Não é intimidante ou tão nojento quanto parece, acredite! Depois de entrar na rotina, você levará apenas alguns minutos e ajudará na preservação dos dentes do seu cachorro. Clique aqui para conferir alguns excelentes modelos de escova para seu bichinho!
Veja também:
3. Use Dentalife
Dentalife é um excelente produto para ajudar a manter a saúde bucal do seu cachorrinho. Ele ajuda a diminuir a formação de tártaro, além de manter o hálito do animal fresco por mais tempo.
Além disso, o Dentalife não possui açúcar, corantes artificiais e adição de sabores. Com uma textura porosa mastigável, seu cachorrinho ficará com ele na boca por bastante tempo.
Caso queira adquirir o produto, clique aqui!
4. Compre alguns gravetos Dogwood
Esses gravetos são feitos com fibra de madeira, mas não lascam como um graveto de verdade. Embora eles não sejam projetados especificamente para a saúde bucal dos cães, eu descobri que a ação de mastigação e a textura áspera deles ajudam a manter os dentes deles limpos.
Caso queira adquirir o produto, clique aqui!
5. Dê ao seu cão os nutrientes certos
Esta é talvez uma das coisas mais importantes que você pode fazer ,não só para tirar o mau hálito do seu cão, mas também para o seu bem-estar geral. Nossos cães são tão saudáveis quanto sua dieta e digestão permitem.
Eu não posso te dizer qual é a melhor ração para o seu cachorro, mas seu veterinário com toda a certeza do mundo deve saber! Ele deve ser capaz de apontá-lo na direção certa!
Em última análise, você deve precisar experimentar várias marcas ou sabores diferentes até encontrar uma que não seja apenas adequado para a saúde do seu cachorro, mas também que ele realmente goste.
6. Consulte um veterinário
Se mesmo assim você não conseguiu identificar a causa do mau hálito do seu cachorro, eu recomendo que você visite um veterinário de confiança. Por exemplo, se você leu sobre os sinais de doenças renais ou hepáticas e achar que seu cachorrinho pode estar enquadrado nessa categoria, ligue para ele imediatamente!
Não há tratamentos caseiros para essas doenças e elas geralmente causam dor e desconforto, por isso é importante obter ajuda médica.
Você pode resolver o mau hálito do seu cachorro!
Seja qual for a causa do mau hálito do seu cachorro, quase sempre você conseguirá solucioná-lo!
Como guardiões do bem-estar e da felicidade de nossos animais de estimação, é importante abordar qualquer problema que possa fazer com que eles se sintam menos do que incríveis, incluindo o mau hálito!