Nesse artigo, confira como cuidar de uma tarântula de estimação. Veja como alimentar, cuidar e limpar o habitat desses animais!
Quando a gente fala em animais de estimação, a maioria das pessoas pensam em algo fofinho, com orelhas caídas e um rabo abanando. Alguns outros, no entanto, já pensam em algo mais exótico, com pernas longas e cheias de pelos: as famosas tarântulas.
As tarântulas são realmente animais de estimação não muito convencionais, mas elas possuem uma popularidade duradoura por um motivo. Elas são muito legais de observar e interagir, e exibem muito menos cuidados do que, digamos, um cachorro.
Caso você esteja pensando em adquirir uma tarântula para levar para sua casa, mas não sabe exatamente como cuidar desse animal, este guia irá te ajudar com tudo o que você precisa saber! Aproveite!
Alguns fatos interessantes sobre as tarântulas
Fique sabendo que há mais de um tipo de tarântula – na verdade, existem mais de 800 tipos delas – por isso é difícil descrever com precisão cada uma dessas variedades.
De um modo geral, as tarântulas são enormes – o tamanho dependerá da variedade que você escolher. No entanto, elas podem variar de 5 a 25 centímetros de diâmetro, sendo os machos geralmente maiores do que as fêmeas.
Embora as tarântulas tenham sido mantidas como pets por décadas, elas ainda são consideradas animais exóticos. Isso significa que elas não mostram sinais de serem domesticadas e se comportam da mesma forma que na natureza. Contudo, com o passar do tempo, uma aranha pode até enxergá-lo como algo além de uma ameaça, deixando que você a toque, por exemplo. Esses instintos, no entanto, não serão nem um pouco parecidos com aqueles vistos em um cachorro.
Muitas pessoas também cometem o erro de pensar que ter uma tarântula é apenas uma brincadeira de curto prazo. O fato é que, se essas aranhas forem bem cuidadas, podem viver por até 30 anos em cativeiro. Portanto, ter um animal do tipo em casa é um compromisso que você precisa estar preparado para aceitar.
As tarântulas são bons animais de estimação?
A resposta para a sua pergunta dependerá bastante da sua definição de um bom animal de estimação. Elas não são fofinhas e amigáveis como os cachorros ou gatos, e também não vão correr para cumprimentá-lo toda vez que você chegar em casa; na maioria dos casos, o melhor mesmo é esperar a indiferença vindo por parte delas.
As tarântulas são animais que devem ser mais observados do que interagidos. Elas são legais de assistir quando estão se alimentando ou apenas explorando seu ambiente, e não precisam de tanta manutenção.
Além disso, as tarântulas são animais noturnos, portanto, não se surpreenda se sua aranha sumir enquanto tiver muita luz em seu ambiente. Você terá que observá-las nos termos delas, não nos seus.
Caso você esteja muito ocupado para ter um animal de estimação convencional, uma tarântula pode ser uma boa escolha. Elas têm requisitos mínimos de manutenção, pois tudo o que você precisa fazer é alimentá-las, manter o ambiente ou aquário limpo e garantir que tenham bastante água.
É bem improvável que você forme um vínculo profundo com uma tarântula. Mas se esse tipo de conexão emocional não é algo que você está procurando, então elas podem ser uma excelente opção de animal de estimação pra você ter em casa.
Qual é o preço de uma tarântula?
Embora ter uma tarântula não seja algo muito caro em comparação com os animais de estimação mais tradicionais, ainda assim algumas pessoas podem achá-las caras. No entanto, os valores de uma tarântula podem variar bastante dependendo da espécie que você está querendo criar. Por exemplo, os valores podem variar entre R$100,00 e R$4.000,00.
Além disso, você precisará montar um local para ela ficar. As tarântulas gostam de ter espaço para crescer, e você precisará forrar o fundo com um substrato. Muitas espécies também gostam de escalar, você deve adquirir troncos, galhos e outros tipos de decoração para que elas possam subir. Por fim, o mais importante é que elas gostam de se esconder, por isso, criar esconderijos com enfeites que você tiver em casa ou comprá-los em pet shops é mais um gasto que você deve incluir em seu orçamento.
Qual é o tipo de casa ideal para uma tarântula?
O aquário
A maioria das tarântulas são mantidas em aquários ou terrários com uma tela de malha bloqueando sua saída. A parte da malha é algo bem importante porque esses animais precisam de ar fresco.
Você não precisará de mais equipamentos do que o aquário, embora possa ser necessário colocá-la em um ambiente onde a temperatura fique variando sempre entre 21 e 26°C.
As tarântulas não precisam de iluminação especial; lembre-se, elas são animais noturnos. Você pode até adicionar algum tipo de luminária bem fraca para poder enxergá-la melhor, mas certifique-se de que não deixe o ambiente muito quente. Além disso, elas preferem ambientes úmidos, e você pode precisar borrifar água no aquário com um borrifador todos os dias.
O tamanho mínimo de um aquário para criar uma tarântula deve ser de 20 litros, mas eu recomendo algo maior. Você não quer ter que ficar trocando de aquário toda vez que se amiguinho crescer, não é mesmo?
Substrato
Forre o fundo do aquário com até 7 centímetros de substrato. Terra para vasos, areia fina, turfa e argila são excelentes opções.
Certifique-se de ter substrato suficiente para apoiar as decorações nas quais sua tarântula possa subir. Como já mencionei antes, as tarântulas adoram escalar, e muitas delas se sentem seguras e menos estressadas quando estão no alto. Apenas fique de olhos abertos quando você estiver abrindo seu aquário para fazer algum tipo de manutenção, pois você pode ter uma aranha felpuda grudada em suas mãos ou em seus cabelos.
Tigela com água
As tarântulas precisam de uma tigela de bom tamanho com água. Na verdade, a tigela não precisa ser muito grande, mas ela deve ser pesada para evitar que no caso da aranha querer entrar dentro dela, ela não vire.
Muitas aranhas não bebem nas tigelas, preferindo obter a água de gotículas nas plantas. Se for o seu caso, borrife água nas decorações ou plantas todos os dias.
O que eu devo dar para uma tarântula comer?
A maioria das tarântulas comem grilos, embora alguns donos prefiram dar aos seus animais de estimação larvas de farinha, baratas ou bichos-da-seda. Os grilos são a fonte de alimento mais barata e fácil, e eles têm tudo que uma tarântula precisa para crescer e ficar forte.
As tarântulas jovens devem comer a cada dois dias, enquanto as aranhas adultas podem comer uma vez por semana. Quantos grilos sua aranha é capaz de comer dependerá do tamanho dela, mas espere alimentá-las usando de dois a seis grilos por semana.
Além disso, certifique-se de deixar os grilos no aquário à noite, pois é quando as aranhas preferem caçar. Algumas tarântulas só comem quando há um único inseto em seu aquário, pois em alguns casos, quando adicionamos mais de um, elas podem acabar ficando irritadas. Como regra geral, não dê a elas nenhum inseto que seja maior do que seu abdômen.
Você não conseguirá superalimentar uma tarântula; elas vão comer até ficarem cheias, e então vão parar. Nesse ponto, você deverá remover todos os grilos não consumidos do aquário.
Conclusão
Ter uma tarântula como animal de estimação pode ser divertido e fácil – desde que você saiba o que está fazendo, é claro. Ao seguir as dicas e técnicas desse guia, você provavelmente terá um bichinho de estimação vivendo contigo por muitos e muitos anos.