Como ajudar um gato assustado?

como ajudar um gato assustado dicas

Nesse artigo, confira algumas dicas interessantes sobre como ajudar um gato que esteja sempre assustado ou com medo!


Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.

Se o seu gato está sempre com medo ou assustado, é bem provável que você também esteja. Além do estresse de ver o animal desconfortável, gatos assustados costumam arranhar primeiro e perguntar depois!

Então, o que fazer caso o seu gato esteja assustado? Nesse artigo, confira algumas dicas interessantes que podem te ajudar a solucionar esse problema de uma vez por todas.

Como ajudar um gato assustado?

1. Determine se o gato está com medo

Para ser sincero, pode ser um pouco difícil determinar se um gato está com medo ou não, pois é difícil fazer uma leitura correta disso. Mas, por mais que os gatos sejam diferentes uns dos outros, eles tendem a exibir alguns comportamentos reveladores quando estão sob algum tipo de estresse.

A resposta ao medo se manifesta de maneira diferente, dependendo do tipo de gato. Um gato medroso, por exemplo, fugirá de uma ameaça, caso isso seja possível. Por outro lado, um animal mais corajoso pode acabar ficando mais excitado.

Fique atento à seguinte linguagem corporal: pupilas dilatadas, bigodes erguidos quase na horizontal, sobrancelhas franzidas e um olhar focado. As patas de um gato assustado estarão prontas para fugir ou se defender.

Veja também:

2. Respeite o espaço do seu gato

Embora isso possa fazer você se sentir um pouco melhor, resista à vontade de pegar ou abraçar um gato que esteja assustado. Forçar interações em um gato nervoso nunca é uma boa ideia. A melhor coisa que você pode fazer é dar um pouco de espaço para ele – nunca subestime o poder que o espaço têm sobre os bichanos.

Lembrar-se da necessidade de espaço do seu gato pode evitar que incidentes aconteçam. Muitos gatos ficam assustados com interações forçadas – ao contrário de um cão, por exemplo – seu gato pode não sentir a necessidade de se tornar o melhor amigo de todos que passam pela porta da sua casa.

Se você recebeu alguma visita em casa e o gato não está sendo sociável, ignorá-lo é a melhor opção – não o force a vir dar um “oi” para seus convidados. Certifique-se de que ele tenha um lugar seguro para ficar tranquilo – com comida, água e uma caixa de areia para descansar.

Da mesma forma que a interação humana não é lá uma boa ideia, evite interações forçadas com outros animais, pois isso pode deixá-lo ainda mais assustado. Por exemplo, se você está adquirindo um outro gatinho pra fazer companhia para o que você já têm, não espere que eles se tornem amigos de um dia pro outro. Ao invés disso, forneça para cada um deles o espaço que precisam para ficar tranquilos.

3. Seja paciente enquanto seu gato se recupera

Não há como te dizer quanto tempo seu gato irá precisar para se sentir seguro e pronto para a interação com outras pessoas ou animais. Seja um barulho muito alto que tenha causado o problema, alguém que tenha tentado abraçá-lo forçadamente, ou até mesmo um outro felino territorial que o tenha deixado assustado, seja paciente e dê a ele o tempo que precisar para se recuperar.

Caso o seu gato se sinta seguro contigo, você deve se sentar sozinho e esperar, em silêncio, até que ele venha para perto. Se você acha que está esperando demais, relaxa! Não tente apressar o processo de recuperação.

Um gato assustado pode demorar um certo tempo para voltar a se aproximar de você, podendo levar horas ou até dias. Eles têm seu próprio tempo e você precisa respeitar isso!

4. Crie o ambiente perfeito para o seu gato

Sabe qual é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu gato? Dê o seu melhor na hora de criar um ambiente perfeito para ele. Por exemplo, caso seu bichano seja naturalmente nervoso, crie uma rotina para ajudá-lo a se sentir calmo e seguro.

Gatos que são mais ariscos se saem melhor quando tudo é previsível – a mesma pessoa alimentando e limpando seu espaço regularmente é uma boa dica para mantê-lo mais confortável. Quando você souber que haverá algum tipo de mudança na sua agenda, antecipe e prepare um quarto com objetos familiares para que ele possa se divertir.

Os gatos adoram espaços verticais e algum tipo de esconderijo para ir quando se sentem estressados. Na maioria das vezes, os felinos assustados procuram algo para subir e se esconder. Portanto, ser capaz de observar tudo de cima faz com que eles se sintam mais seguros.

Veja também:

Nesses casos, eu oriento que você invista nas famosas árvores para gatos, pois elas são perfeitas para criar o ambiente que eles precisam para se sentir mais confortáveis quando ficarem assustados ou estressados.

Abaixo, confira alguns excelentes modelos de árvores e esconderijos que você pode adquirir para o seu gatinho:

Imagem Nome Descrição Onde comprar?
cama para gatos 2 kit 2 Playground para gato 14pcs em mdf O playground é a diversão garantida para os companheiros que você ama, construir uma área de recreação, com brinquedos e Outras distrações, é uma excelente forma de demonstrar carinho por eles. Comprar na Amazon
cama para gatos 1 Arranhador Housey, São Pet, Marrom e Bege – Pilares revestidos em sisal;
– Rede e tubo com bolinha chocalho para o felino condicionar as suas garras e se divertir;
Comprar na Amazon
cama para gatos Árvore De Estimação Para Gatos, Sailsbury – Esta árvore de gato é grande o suficiente para o seu gato, e irá entretê-lo todos os dias.
– A torre para gatos é feita de material de pelúcia de boa qualidade, muito macio e confortável. Seus bichanos vão adorar a sensação de toque luxuoso e aproveitarão para explorar e cheirar sua nova casa, sem arranhar mais seus móveis.
Comprar na Amazon

Créditos da Imagem Destacada: athree23;

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui