Será que cachorros e furões podem viver juntos em um mesmo ambiente? Confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Não há nem o que discutir quando falamos que os cães são os animais de estimação mais populares do mundo, mas os furões, por sua vez, estão ganhando cada vez mais espaço nesse mundo dos pets. Se você está pensando em criá-los juntos, ficará feliz em saber que isso é possível. Cachorros e furões podem viver juntos, mas é necessário observar o comportamento de ambos. Vamos nos aprofundar um pouco no assunto!
Todos os furões podem viver juntos com os cachorros?
Os furões podem viver com os cachorros, mas existem regras que você deve seguir em relação à personalidade, raça e idade de um cão. Aqui estão alguns critérios que devem ser considerados antes de combiná-los.
Evite cães de caça
Algumas raças de cães e furões não são uma boa combinação devido à natureza do cão. Cães de caça como Terriers, Pointers e Setters, provavelmente não se darão bem com um furão. Além disso, independente da raça, se seu cachorro possui o instinto de caça, não é uma boa ideia combiná-lo com o furão. Nesses dois casos, devido ao tamanho do pequeno furão, um cão pode confundi-lo com uma presa e atacá-lo.
Veja também:
Tome cuidado com os animais velhos e doentes
Se houver um animal de estimação velho ou doente em sua casa, você deve pensar duas vezes sobre tentar adicioná-los juntos. A maioria dos pets que já estejam velhinhos não se interessam pelos mais novos, eles tendem a ignorá-los. Então, se você apresentar um animal jovem ao velho e perceber que o velho não está interessado, pare com a apresentação.
O animal mais jovem pode causar estresse ao mais velho simplesmente pulando em volta dele ou convidando-o para brincar. Um furão jovem e hiperativo, por exemplo, também pode irritar um cão mais velho e fazer com que ele ataque.
Como apresentar o furão para um cachorro?
A coisa mais importante que você pode fazer em um relacionamento entre um furão e um cão é apresentá-lo de forma gradual. A introdução do animal deve durar alguns dias e eles devem sempre ser supervisionados., não importa o quão bem eles se comportem. O primeiro encontro deles deve ser em terreno neutro para que eles não precisem se sentir como se tivessem que defender seu território. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a apresentar seu furão para um cachorro:
1. Deixe-os perto um do outro
Coloque o furão em uma gaiola e deixe que o cão se aproxime dele para que eles possam sentir o cheiro um do outro. Você pode precisar segurar seu cachorro, pois não sabe como ele reagirá nos primeiros minutos. Dê-lhes tempo para cheirar um ao outro e se você vir algum sinal de agressão, pare a apresentação e tente novamente mais tarde. No entanto, caso estejam relaxados ou curiosos um com o outro, você pode ir para a próxima etapa. Certifique-se de ficar de olho no cão, pois ele pode causar muito mais danos se ficar bravo.
2. Retire o furão da gaiola
Este é o passo onde ambos os animais cheiram um ao outro sem uma barreira entre eles. Peça a um membro da sua família para segurar seu cão pela coleira, e retire o furão da gaiola. Segure o furão em seus braços e aproxime-se do cachorro para que ele possa ver e cheirar o animal.
Você pode começar com uma distância de 1 metro e, lentamente, aproximar-se cada vez mais do cachorro. Observe a reação dele a cada passo do caminho. Se você vir qualquer sinal de agressividade ou medo, aborte e volte para o primeiro passo. Se ambas as partes permanecerem calmas, você pode ficar assim por um minuto ou mais, então pule para a próxima etapa.
3. Coloque o furão no chão
Agora é hora de ver como seu cachorro reage com o furão no chão. Mas, antes de fazer isso, coloque uma caixa um túnel perto do furão. Isso pode ser uma rota de fuga para ele se as coisas não derem muito certo. Agora que o furão está no chão, mantenha o cachorro na coleira e observe sua postura. Se ele estiver alerta, mantenha-o sob sua supervisão e reaja se necessário. Mesmo que o cachorro esteja relaxado ou curioso, não desgrude os olhos dele.
Veja também:
4. Retire a coleira do cachorro
Se o cachorro e o furão agirem bem um com o outro, você pode remover a coleira do cão. Mantenha o túnel ou a caixa no chão para o furão apenas por precaução. A única coisa que você precisa fazer agora é observar o comportamento deles, mantendo-os sob sua supervisão e deixando que formem seu próprio relacionamento.
E se eles não se derem bem?
Cada animal de estimação têm uma personalidade única, então há sempre uma chance de que eles não se deem bem. Se isso acontecer, não importa quanto tempo eles coexistiram pacificamente, você deve mantê-los separados o tempo todo após qualquer grande incidente. Se você tiver espaço, pode definir um quarto para ser o “quarto do furão” que é proibido para o cão.
No entanto, caso você não tenha muito espaço em casa, deve organizar os ambientes para que seu furão possa se sentir mais seguro quando estiver fora da gaiola. Por exemplo, você pode remover o cachorro da sala quando o furão estiver solto. Então, quando ele se cansar e voltar para sua gaiola para dormir, você libera o cão novamente.
Conclusão
Uma das principais razões pelas quais amamos os cachorros é que eles estão sempre cheios de amor e curiosidade. A maioria dos cachorros não são agressivos e podem viver juntos dos furões sem maiores problemas, mas acidentes podem acontecer, então fique sempre de olho quando eles estiverem juntos e soltos em um mesmo ambiente.
Créditos da Imagem em Destaque: (Shutterstock / Nalaphotos);
[…] Cachorros e furões podem viver juntos? […]