Guia completo de cuidados da famosa Ararajuba. Aprenda sobre sobre os principais cuidados, alimentação, exercícios e vocalização.
A Ararajuba é um belo pássaro amarelo conhecido por ser um excelente animal de estimação, pois é facilmente domável e muito afetuosa. Muitos donos descrevem esse animal como sendo extremamente inteligente e divertido de observar.
Embora a Ararajuba seja um bom pet para se ter em casa, dependendo de onde você mora pode ser bem difícil encontrá-la. Quando você a encontra, seu preço também não costuma ser dos mais baratos.
A espécie é nativa do nordeste do Brasil. No entanto, elas são encontradas apenas em algumas áreas e são consideradas animais ameaçados de extinção. Na natureza, é bastante difícil encontrá-la, pois costuma ter uma vida muito solitária.
Nesse artigo, separamos um guia completo de cuidados sobre a Ararajuba. Aprenda sobre as principais características e necessidades básicas desse lindo pássaro!
Veja também:
Ararajuba: Guia completo de cuidados
Ficha técnica
Nomes comuns: Ararajuba, Guaruba, Guarajuba, Tanajuba, Aiurujuba, Ajurujuba, Marajuba, Ajurujubacanga, Golden Conure, Golden Parakeet;
Nome Científico: Guaruba Guarouba;
Tamanho adulto: Até 35 centímetros de comprimento;
Expectativa de vida: Até 30 anos;
Origem e história
Na natureza, a Ararajuba é considerada um pássaro ameaçado de extinção. Elas são nativas apenas de uma pequena área ao sul do rio Amazonas. Apesar de suas cores brilhantes, elas não formam bandos. Esse comportamento também as tornam difíceis de detectar. No entanto, ainda assim elas são consideradas aves bem sociáveis.
Não se sabe muito sobre seu comportamento na natureza, já que são bem difíceis de estudar. A Ararajuba é uma ave nômade e se move dentro de sua pequena área de origem com base em sua temporada de reprodução.
Comportamento / Temperamento
A Ararajuba é um pássaro bastante ativo e gosta de escalar e mastigar as coisas. Ela precisa de muito mais espaço do que outros pássaros por conta disso. A espécie não foi feita para ficar sentada a maior parte do tempo, mas também exige supervisão cuidadosa quando está fora da gaiola, pois é muito curiosa e irá entrar em qualquer espaço se tiver a oportunidade.
De um modo geral, a Ararajuba é um pássaro muito inteligente e, por isso, precisa de uma certa estimulação mental, ou pode acabar ficando entediada. Além disso, ela é descrita como um pouco mais sensível do que outras aves. Por conta disso, a Ararajuba pode ficar estressada e até mesmo com tédio, tornando-a uma boa opção para aqueles que querem ter um pouco mais de interação com seus pássaros.
A Ararajuba se relaciona bem com as pessoas e gosta de bastante carinho. Se você têm uma família, ela irá interagir com todos os membros sem maiores problemas.
Prós
- Afetuosa;
- Amigável;
- Brincalhona;
- Inteligente;
Contras
- Carente;
- Requer bastante estimulação mental;
- Muito ativa;
Veja também:
Cores e características principais da Ararajuba
A Ararajuba possui a cabeça e o bico relativamente grande. Ela se parece com uma pequena arara e às vezes pode até ser confundida como tal. No entanto, sua cauda é muito mais curta do que qualquer coisa que você encontraria em uma arara.
Essa espécie de pássaro possui um amarelo brilhante em quase todo o corpo. A única diferença fica por conta de suas penas verdes no final das penas de voo. A redor de seus olhos há um anel careca, e suas patas são rosadas.
Os pássaros mais jovens da espécie possui mais verde em suas penas do que os adultos. Além disso, eles geralmente têm manchas verdes em grande parte de seus corpos. Machos e fêmeas parecem exatamente iguais. Não há como fazer a diferenciação da espécie através de sua aparência física.
Fala e Vocalização
Assim como a maioria dos papagaios de pequeno perto, a Ararajuba possui uma excelente vocalização. Ela adora fazer barulhos e, por isso, você deve estar preparado para seus inúmeros gritos. No geral, essa espécie de pássaro não é uma boa escolha para apartamentos e casas pequenas, bem como para quem procura um pássaro mais silencioso.
Sua excelente vocalização lhe permite dominar uma ampla gama de vocabulário. A Ararajuba pode aprender muitas palavras diferentes e, acredite, ela adora aprendê-las. Se você está em busca de um pássaro que fala, esta é provavelmente uma das melhores opções disponíveis. No entanto, se você quer um animal mais tranquilo, fuja dela.
Veja também:
Como cuidar de uma Ararajuba?
A Ararajuba é um pouco mais complicada de cuidar do que a maioria dos outros pássaros. Ela precisa de muita atenção e, por isso, o dono deve fazer o seu melhor para interagir com esse animal no maior tempo possível. Se você não tiver algumas horas por dia para interagir com ela, evite comprá-la.
Esses animais de estimação são muito interativos e legais de assistir. A Ararajuba não gosta de ficar muito tempo parada e estará sempre fazendo alguma coisa. Por conta de seu alto nível de atividade, ela não pode ser mantida em uma gaiola por longos períodos. No entanto, sua alta inteligência significa que ela precisa de supervisão constante quando estiver fora dela. Caso contrário, esse animal pode entrar em qualquer cantinho que achar interessante!
A gaiola para esse pássaro precisa ser bem grande, pois ele precisa de muito espaço para se movimentar.
A Ararajuba não costuma voar em cativeiro. Ela geralmente não voa a menos que precise, e isso raramente acontece. Mas ela pode fazer algumas acrobacias escalando e pulando.
No geral, esses pássaros adoram água e, por isso, vão adorar tomar alguns banhos e duchas de vez em quando.
Alimentação
Na natureza, a Ararajuba se alimenta de uma dieta variada. Ela consome quase tudo o que encontra pela frente, incluindo frutas, legumes, nozes, frutas e grãos. A espécie é considerada uma comedora oportunista!
Você deve espelhar essa dieta diversificada em cativeiro. Portanto, você pode fornecer quaisquer tipos de frutas, nozes, legumes e vegetais que tiver em casa. Você também pode alimentá-las com rações comerciais de alta qualidade.
Eu não recomendo que você alimente esse pássaro com insetos, pois as frutas e vegetais são melhores para a sua saúde.
Veja também:
Exercícios
A Ararajuba é um pássaro muito ativo. Se você quer que ela fique saudável e feliz, terá que exercitá-la bastante. Você pode passar de três a quatro horas por dia supervisionando seu pássaro em casa para que ele possa se exercitar de forma adequada. Como já mencionei antes, ela adora entrar em pequenos espaços e, por isso, você precisará ficar de olho quando ela estiver fora da gaiola.
Muitas pessoas costumam soltar seus pássaros à noite quando voltam pra casa. Se você chegar cedo o suficiente, isso pode ser um excelente exercício.
Como a Ararajuba adora escalar, você pode adquirir alguns brinquedos, como escadas e cordas. Além disso, você precisará trocá-los com certa regularidade para garantir que o pássaro permaneça sendo desafiado. Escalar a mesma coisa provavelmente não a manterá entretida por tanto tempo.
A Ararajuba possui fortes músculos na mandíbula, por isso, ela adora mastigar coisas. Eu recomendo que você espalhe muitos brinquedos para que ela possa mastigar, caso contrário, ela encontrará alguma coisa na sua casa pra fazer isso!
Conclusão
A Ararajuba pode ser um ótimo animal de estimação para a pessoa certa. Ela adora interagir e se dá bem com a maioria das pessoas. Em muitos casos, ela pode se relacionar igualmente com todos os membros de sua casa, tornando-a um dos melhores pássaros para se conviver com famílias grandes.
No entanto, essas aves também exigem um pouco mais de dedicação. Por serem muito agitadas, você deverá ter um bom espaço para que elas possam se exercitar fora da gaiola por algumas horas do dia. Se você não tiver tempo para cuidar e dar atenção para seus animais de estimação, evite comprá-las.
Embora seja um excelente animal de estimação, ainda assim é uma espécie bastante cara. Eu não recomendaria esse animal para pessoas iniciantes ou sem muito tempo disponível.
Créditos da Imagem em Destaque: Flickr / Paul Bratescu;
[…] Ararajuba: Guia completo de cuidados […]