Nesse artigo, separamos 9 dicas interessantes de cuidados com os Hamsters para iniciantes. Aprenda a cuidar do seu bichinho de estimação!
Quatro patas, dois olhinhos brilhantes e um conjunto de bigodes trêmulos. Não há nada mais fofo do que um hamster de estimação. Se você ganhou um desses bichinhos recentemente, aproveite para conferir 9 dicas de cuidados que você precisa ter com os Hamsters para iniciantes.
9 dicas de cuidados com Hamsters para iniciantes
1. Monte o ambiente perfeito
Seu pequeno Hamster precisa de um lugar seguro para explorar e se sentir confortável. Você deve adquirir tubos, acessórios e quaisquer outros complementos que possam entreter o animal. Por exemplo, você pode criar um emaranhado de túneis e esconderijos para que ele possa se divertir e também ter um lugar para ficar escondido e dormir.
Além disso, você também deve forrar bem a gaiola do hamster adicionando serragem ou granulado higiênico. Lembre-se de utilizar um bom bebedouro e comida de boa qualidade para manter o animal saudável.
Que tal dar uma olhada em algumas excelentes gaiolas para o seu hamster? Clique aqui para conferir alguns modelos!
2. Coloque a gaiola no lugar certo
Tome muito cuidado na hora de escolher um local para colocar a gaiola do seu Hamster, pois o ambiente é essencial para que ele se sinta feliz e confortável.
Procure colocá-la em um lugar onde haja um fluxo de pessoas, mas não no meio da bagunça toda. Os hamsters gostam de viver em locais onde há um certo movimento, mas ficarão muito estressados com sons altos.
Portanto, certifique-se de mantê-lo longe de janelas abertas ou que contenham correntes de ar muito fortes, para garantir que ele esteja em um local seguro e com temperatura controlada.
3. Cubra a gaiola com um pano fino nos primeiros dias
Quando você traz um novo hamster pra casa, tudo é novo pra ele. Então, dê espaço para o animal conhecer seu novo habitat por alguns dias – sem as distrações da sua casa – colocando um pano fino ou lençol sobre a gaiola.
Sinta-se à vontade para tirar o pano de tempos em tempos para cuidar dele.
4. Não tente pegá-lo de início
Como qualquer nova amizade, leva tempo para você conhecer alguém e se sentir confortável com essa pessoa. Dito isto, espere um pouco para lidar com seu hamster ou pegá-lo. Depois de alguns dias dando comida e água, ele começará a confiar em você!
5. Procure variar a dieta do Hamster
Você não costuma comer as mesmas coisas todos os dias, não é? Seu Hamster apreciará uma dieta variada tanto quanto os humanos. Além da ração normal do dia a dia, tente variar adicionando pequenos pedaços de cenoura, abóbora, brócolis, pepino, maçã, pera ou frutas vermelhas.
Se ficou em dúvidas sobre a dieta do seu Hamster, eu aconselho que você procure um veterinário de confiança para que ele possa indicar as melhores opções para seu bichinho. Lembre-se que esse tipo de guloseima deve ser dada com moderação.
6. Limpe e lave o espaço de seu Hamster com frequência
Há um meio termo entre deixar a casinha do seu Hamster limpa e confortável e criar estresse indevido ao tentar limpá-la o tempo todo. No geral:
- Área onde o Hamster costuma fazer cocô: limpe diariamente;
- Troque a serragem ou papel do fundo: conforme a necessidade (quando estiver suja ou molhada);
- Pote de ração: limpe semanalmente;
- Trocar a água: diariamente;
- Limpar toda a gaiola: você pode limpá-la uma vez por semana;
Toda semana ou a cada duas semanas, pegue água e sabão e limpe todo o ambiente quando estiver vazio sem a serragem de fundo, acessórios e outras peças. Fazendo isso, a gaiola do seu hamster ficará cheirosa por muito mais tempo.
7. Deixe o hamster brincar fora da gaiola de vez em quando
Uma ótima forma de exercitar seu Hamster e criar um vínculo maior com o animal é proporcionar um tempo para brincar com ele fora de sua gaiola toda semana. Eu sugiro que você crie uma pequena área fechada com muitos brinquedos e algumas guloseimas para que ele possa explorar à vontade.
Lembre-se apenas de ficar supervisionando o animal quando ele estiver fora de seu habitat. Hamsters são imprevisíveis e podem sumir rapidamente.
8. Dedique um tempo para brincar com seu Hamster
Essa dica está relacionada com a de cima. Paciência, alimentação regular, muitas brincadeiras fora da gaiola e conversas tranquilas ajudarão você a se relacionar com seu Hamster. Certifique-se de sempre abordar seu animal lentamente e conversar com ele usando um tom de voz mais baixo.
O Hamster aprenderá a reconhecer seu cheiro e sua voz, e o verá como uma fonte de conforto e segurança.
9. Trate de seu Hamster com cuidado
Ao contrário de outros animais pequenos, os hamsters precisam ser pegos com as duas mãos e embalados como em uma conchinha. O mesmo vale para colocá-los no chão, pois eles podem fugir para os vãos dos seus móveis muito fácil.
Além disso, como o Hamster é um animal noturno, seja sensível à hora do dia em que estiver tentando lidar com ele. Você não gostaria que alguém o tirasse de seus doces sonhos, não é mesmo?
Conclusão
Cuidar de um Hamster não é uma das tarefas mais difíceis que existem, mas você precisa ficar de olho nas condições de seu habitat e na sua dieta.
Os Hamsters são bichinhos muito tranquilos e ideais para todos os tipos de pessoas. Mas caso esteja pensando em comprar um, certifique-se de que você tenha tempo suficiente para cuidar e dar carinho para o animal.
[…] 9 dicas de cuidados com Hamsters para iniciantes […]