Quais coisas você precisa saber antes de comprar um pássaro para tê-lo como um animal de estimação? Confira as principais dicas sobre o assunto!
Comprar o primeiro pássaro de estimação requer os mesmos cuidados que você teria se fosse comprar um cachorro ou gato. Enquanto os criadores experientes vão contar alegremente sobre as travessuras divertidas de seus amigos emplumados, o que eles não mencionam – e o que pode nem passar pela cabeça deles – é o simples fato de que os pássaros não são para todas as pessoas.
Ter um pássaro em casa significa que você terá que lidar com diferentes problemas e responsabilidades, bem mais do que aqueles que são vistos pelos animais de estimação mais populares, como os cães e os gatos. Então, aqui estão as 7 coisas que você precisa saber antes de comprar um pássaro de estimação. Vamos lá!
7 coisas que você precisa saber antes de comprar um pássaro
1. Os pássaros são naturalmente bagunceiros
Não importa o tamanho ou a espécie, os pássaros são muito bagunceiros, e isso é um fato indiscutível. Não apenas a comida será jogada dentro de sua gaiola, mas também no chão de sua casa. Além disso, os cocôs dos pássaros ficarão espalhados por toda parte, inclusive na própria gaiola, no chão e nas paredes.
Felizmente, a limpeza ao redor da gaiola de um pássaro pode ser feita de forma rápida e eficiente usando um aspirador ou uma vassoura.
2. Os pássaros fazem bastante barulho
Um outro fato inegável sobre os pássaros é que eles são bem barulhentos. Enquanto alguns pássaros, como os Canarinhos, criam uma “música” agradável quando vocalizam, outros definitivamente estão longe de fazer isso. Algumas espécies causam um grande estardalhaço – grasnando bem alto por vários minutos sem parar. Decida quanta vocalização seus nervos podem tolerar ao selecionar qual espécie de pássaro você deseja.
3. Os pássaros vão mastigar qualquer coisa que encontrarem pelo caminho
Todos os pássaros possuem uma coisa em comum: eles adoram mastigar tudo aquilo que encontram pelo caminho. Isso inclui comida, madeira, papelão, papel, plantas e plástico – mas há uma razão para isso. O bico de um pássaro cresce continuamente ao longo de sua vida e deve ser desgastado ou aparado para evitar que fique muito grande.
A mastigação de um pássaro é realmente auto-manutenção. No entanto, a mastigação frequente pode levar à destruição de itens valiosos, como móveis, etc. A solução aqui é fornecer ao seu pássaro uma variedade de brinquedos seguros e divertidos para que ele possa rasgar e destruir à vontade.
4. As aves realizam “mudas de penas”
A muda é um processo natural pelo qual um pássaro perde suas penas velhas e cria novas. Esse processo pode durar um certo tempo e, como resultado, haverá muitas penas espalhadas no chão, sob a gaiola ou flutuando no ar. Contudo, quando as penas novas estão chegando, uma poeira é produzida, e pode fazer com que ela suje todo o ambiente, ou seja, mais limpeza para o seu dono fazer.
5. Os pássaros precisam de dietas especializadas
Se você deseja criar um pássaro saudável e feliz, por exemplo, certifique-se de dar a ele uma porção de frutas e vegetais frescos todos os dias. Além disso, fornecer uma excelente nutrição, permitirá que ele experimente diferentes sabores e texturas, o que pode ajudá-lo a estimular sua mente.
6. Os pássaros adoram morder
Embora os pássaros certamente não sejam agressivos, ainda assim eles mordem qualquer pessoa, incluindo seus donos. Muitos donos já tiveram, por exemplo, seus narizes, orelhas e dedos mordidos, com a extensão da lesão dependendo do tamanho do bico do pássaro.
7. Os pássaros precisam de socialização
Por mais que os animais domésticos, como cães e gatos, geralmente permaneçam mansos, mesmo que seus donos não tenham tempo para passar com eles, os pássaros são animais selvagens e precisam ser manuseados com frequência para permanecerem mansos.
Portanto, é muito importante que você esteja sempre interagindo com o animal para que ele se acostume com a sua presença e toque.