5 melhores pássaros de estimação para iniciantes

melhores pássaros de estimação para iniciantes

Nesse artigo, separamos 5 espécies de pássaros de estimação para iniciantes. Confira as principais características de cada um deles!


Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.

Os pássaros são únicos à sua maneira, o que é a melhor parte quando o assunto é a criação desses pequenos seres voadores. Esses animais exigem menos cuidados do que os cachorros e gatos, e são muito mais independentes, então você não precisará interagir tanto assim com eles.

Se você está decidido a adicionar um desses amigos emplumados à sua família, fique sabendo que os pássaros podem lhe proporcionar companhia durante muitos anos.

Nesse artigo, listarei os 5 melhores pássaros de estimação para iniciantes. Aproveite para conhecer as principais características de cada uma dessas espécies!

Top 5 melhores pássaros de estimação para iniciantes

1. Calopsita

melhores pássaros de estimação para iniciantes 3
Créditos (Pixabay / eaarsand)

As calopsitas são pássaros muito fofos, reconhecíveis pela suas enormes cristas. A espécie é originária da Austrália Continental, embora sua popularidade os tenha transportado para todo o mundo.

De um modo geral, a calopsita é um pássaro muito animado, pois costuma ser cheia de energia. Ela adora interagir com humanos, então você pode facilmente ensiná-la truques como falar, cantar, assobiar, etc. Além disso, esse pássaro é muito fácil de cuidar, pois tudo o que bebe é água e seu alimento preferido são as sementes e vegetais. Certifique-se de manter a gaiola da calopsita sempre limpa e substitua seus brinquedos regularmente, pois esses pássaros adoram mastigar coisas.

Para ajudar seu novo animal de estimação a se adaptar em sua nova casa, considere comprar uma gaiola bem grande e coloque-a em um local onde ela possa vê-lo durante o dia, pois isso ajuda o pássaro a se acostumar com seu rosto, voz e cheiro.

Alimentação

As calopsitas devem ser alimentadas com sementes para ajudá-las em seu crescimento, juntamente com vegetais e frutas frescas, como maçãs, laranjas, uvas, frutas vermelhas, melão e cenoura.

Treinamento

Como as calopsitas adoram interagir com os humanos, você pode facilmente treinar seu pássaro alguns truques como falar ou assobiar, depois de algum tempo de prática. No entanto, se você quiser que ela faça truques mais complexos, é melhor comprar ferramentas de treinamento, como os famosos apitos.

Veja também:

2. Canário

melhores pássaros de estimação para iniciantes 4
Créditos (Pixabay / RoyBury)

O Canário é um pássaro de estimação para iniciantes porque é muito fácil de cuidar. Ele se alimenta basicamente de frutas e vegetais e não requer muita atenção, pois tudo o que você precisa fazer é limpar sua gaiola regularmente.

Os canários não costumam viver mais de dez anos, o que não é nada comparado aos papagaios maiores, que podem chegar aos 100 anos. Ainda assim, será uma boa companhia para você durante bastante tempo!

Esses pássaros também são considerados criaturas muito sociáveis, então se você quer vê-los felizes, adicione mais de um na gaiola para que não se sintam solitários.

Embora os canários sejam pequenos, ainda assim eles também produzem sons muito agradáveis. Quer fazer seu canário cantar? Compre um balanço e adicione em sua gaiola!

Alimentação

Os canários preferem frutas e vegetais, mas você também pode alimentá-los com rações. Certifique-se de escolher uma dieta equilibrada que inclua vitaminas e minerais, juntamente com todos os nutrientes disponíveis nas rações.

Treinamento

Assim como a maioria dos pássaros de estimação, os canários são inteligentes o suficiente para aprender truques básicos, como cantar ou assobiar, após algum tempo de prática. Se você quiser truques ou músicas mais complexas, terá que adquirir apitos ou clickers.

3. Periquito

melhores pássaros de estimação para iniciantes 5
Pixabay (Créditos / webandi)

Os periquitos são aves de estimação de pequeno porte e muito fáceis de cuidar. Eles são bastante acessíveis e possuem uma variedade enorme de cores para que você possa escolher aquele que mais lhe agrada.

Assim como a maioria dos papagaios, os periquitos adoram interagir com os humanos, e você pode até ensiná-los a falar. Além disso, você deve fornecer muitos brinquedos ao seu novo amigo; já que ele é um dos pássaros que mais adora mastigar coisas.

A limpeza da gaiola será uma exigência constante, pois isso ajuda a remover detritos que possam prejudicar sua saúde.

Alimentação

Periquitos requerem uma mistura equilibrada de rações, sementes mistas, folhas verdes e vegetais. Se você está preocupado com o fato dele ficar entediado em sua gaiola, considere adicionar brinquedos dentro dela, pois isso faz com que ele gaste mais energia e consuma mais alimentos.

Treinamento

Treinar um Periquito não é tão difícil quanto treinar algumas outras espécies maiores, mas ele ainda é um animal muito inteligente. Ele pode aprender seu nome muito rapidamente e adora interagir com os humanos.

Se você quiser ensinar truques ou músicas ao seu periquito (como os canários), considere comprar um apito ou clicker para que ele aprenda mais rápido. Além disso, você pode realizar truques na frente dele para ele tentar te imitar.

Veja também:

4. Agapornis

Créditos (Pixabay / Xenya)

A Agapornis não é necessariamente uma única ave e sim um gênero de pássaros. Ao todo, há cerca de nove espécies exóticas conhecidas como lovebirds (em tradução livre, “Aves do amor”).

De um modo geral, essas aves são muito brincalhonas e sociáveis, então você deve mantê-las sempre em pares. Além disso, elas não costumam ser tão barulhentas ou bagunceiras quanto outros papagaios, o que as tornam uma boa escolha para quem mora em apartamentos.

A Agapornis também não parece se importar muito com brinquedos, por isso é menos trabalhoso limpar sua gaiola.

Alimentação

Você não precisará se preocupar muito com a dieta da Agapornis, pois ela comerá praticamente tudo aquilo que você puder fornecer (desde que seja saudável). Eu recomendo que você adicione uma excelente ração, além de vegetais, frutas e folhas verdes (como a salsa).

A única coisa que você precisa observar é que esses pássaros podem ficar um pouco mais gordinhos quando se alimentam demais. Então, caso você note penugem extra, remova a tigela de comida da gaiola e espere um ou dois dias até que tudo volte ao normal.

Treinamento

Treinar a Agapornis pode não ser uma tarefa muito fácil, pois ela costuma ser bastante teimosa. Caso você queira treiná-la, deve primeiro fazer com que ela se acostume contigo. Em seguida, você deverá interagir com ela bem devagar toda vez que estiver em casa (isso a deixará mais confortável com seu toque).

Depois de manuseá-la várias vezes, deixe-a sair de sua gaiola por alguns minutos e logo ela estará seguindo você pela casa. Contanto que haja uma interação humana adequada, a Agapornis não deve morder com tanta frequência.

5. Tuim-do-Pacífico

Créditos (All About Birds)

Ativo e curioso, o Tuim-do-Pacífico é uma ave que pode inclusive imitar a voz humana na pronúncia de algumas palavras, dependendo da dedicação do criador. Com cerca de 13 centímetros de comprimento, esse pequeno passarinho não precisa de muito espaço, mas requer um ambiente limpo para que possa viver feliz e confortável. A espécie também possui reprodução bastante rápida, e os filhotes não demoram muito para se desgarrar dos pais, apesar da maturidade sexual chegar apenas com um ano de idade.

Na natureza, esses pássaros são encontrados na cor verde, mas, ao longo dos anos, mutações foram obtidas e fixadas a partir de criações em cativeiro. As mais conhecidas, contudo, são azul, albino, malhado, pastel e lutino.

Alimentação

Você deve alimentar o Tuim-do-Pacífico com rações prontas ou sementes, frutas e hortaliças, que podem ser preparadas por você ou compradas no varejo.

Treinamento

Treinar esses pássaros não é uma tarefa muito difícil, pois ele costuma ser muito dócil e inteligente. No entanto, é preciso ficar de olho na hora de ensiná-lo algumas tarefas, pois como é um animal muito pequeno, pode se acidentar com bastante facilidade.

Você pode ensinar o pássaro a permanecer em um carrinho de brincar. Além disso, você também pode colocá-lo no bolso de sua camisa e acariciar sua cabeça toda vez que ele colocá-la para fora. Para seu pequeno amigo de penas finas, seu bolso é o transporte perfeito que ele precisa para ficar bem ao seu lado.

Veja também:

Conclusão

Se você decidiu ter um pássaro de estimação em casa, certifique-se de pesquisar tudo sobre ele e suas principais necessidades para que, quando chegar a hora de comprá-lo, você já tenha um bom conhecimento sobre ele. Aves de estimação são animais muito sociáveis, e você precisa passar tempo com elas.

O objetivo de cuidar de um pássaro em casa não é apenas ficar olhando-o de longe, mas sim interagir com ele para que possa se sentir mais feliz e confortável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui