Nesse artigo, separamos uma lista com 4 dicas essenciais para você cuidar de um coelho dentro de casa.
Todo dono precisa fazer com que seu coelho se sinta confortável ao mantê-lo dentro de casa. Este artigo traz algumas dicas essenciais que podem te ajudar nessa tarefa de mantê-los felizes e saudáveis por muitos anos.
Hoje, a grande maioria dos cães e gatos se tornaram membros da família de muitas pessoas. No entanto, no passado, os coelhos eram mantidos fora de casa em gaiolas ao ar livre. Somente com o passar do tempo, manter esse tipo de animal dentro de casa se tornou uma tendência.
Coelhinhos domésticos podem ser muito divertidos. Com este artigo, busco trazer algumas dicas interessantes sobre como manter seu coelho seguro dentro de casa, e evitar alguns problemas bem corriqueiros ao cuidar desse tipo de animal. Aproveite!
Veja também:
4 dicas essenciais para cuidar de um coelho dentro de casa
1. Fique de olho na mastigação
O ato de mastigar as coisas é um problema muito sério ao manter um coelho dentro de casa. Você deve ficar de olho nos seguintes pontos:
- Segurança: Coelhos adoram mastigar qualquer coisa que encontram pela frente. Isso inclui fios elétricos e outros itens perigosos em sua casa. Você deve deixar o cômodo onde seu coelho está livre de equipamentos e fios!
- Objetos: Você quer ter certeza de que nenhum dano ocorra em seus móveis ou quaisquer outros objetos de sua casa. Então, eu recomendo que você mantenha qualquer coisa que não queira que seja danificada fora do alcance do seu coelho. Adquirir brinquedos para o coelho são uma ótima forma de evitar que ele comece a mastigar seu sofá, cadeiras e outros móveis de sua casa.
2. Mau cheiro
Uma das piores coisas sobre os animais de estimação é que eles costumam deixar cheiros por toda a casa. Ninguém quer ter uma casa cheirando urina, por exemplo. Eu recomendo que você adquira uma caixa de areia para animais de pequeno porte.
Lembre-se de castrar ou esterilizar seu coelho, pois caso isso não tenha sido feito, ele pode começar a espalhar seu cheiro pela casa toda para marcar seu território.
Veja também:
3. Coelhos precisam de exercícios
Coelhos selvagens têm a liberdade de vagar por onde querem. Este não é o caso de um coelho doméstico. No entanto, o ponto em comum é que ambos precisam se exercitar. Por exemplo, se você tiver a sorte de ter um jardim em casa, eu recomendo que você deixe-o sair para tomar um pouco de ar fresco de vez em quando. Lógico, fique de olho no animal o tempo todo para evitar fugas ou predadores!
Você também pode adquirir diversos tipos de brinquedos diferentes para entreter seu coelho. Sobretudo, quanto mais ele puder se exercitar, maiores serão as chances dele viver uma vida feliz e saudável.
4. Uma gaiola pode ser necessária
As gaiolas são uma questão de preferência. Algumas pessoas preferem manter seus coelhos soltos. Por outro lado, há pessoas que deixam seus coelhos dormirem na gaiola, mas os deixam andando livremente pela casa durante o dia.
Se você tiver outros animais de estimação ou crianças, eu recomendo que você obtenha uma gaiola. Isso será útil para aqueles momentos em que você precisa separá-lo dos outros membros da casa.
Certifique-se de que, se você escolher um gaiola, escolha algo que seja grande, já que é bastante comum que pessoas comprem gaiolas para hamsters achando que servem para coelhos. Tome cuidado!
Veja também:
Conclusão
Manter um coelho dentro de casa ou não, é mais uma questão de gosto mesmo. Os coelhos podem viver uma vida feliz tanto no interior quanto no exterior. No entanto, tudo se resume a ter um ambiente certo para que eles possam prosperar.
Se você é do tipo apegado e que precisa ter seu companheiro dentro de casa, por exemplo, vá em frente e compre uma gaiola grande e deixe-o em um cômodo onde você possa observá-lo e cuidar da melhor forma possível.
Os coelhos são animais muito sociáveis e fáceis de cuidar, embora precisem de cuidados específicos para se manterem felizes e saudáveis!
Créditos da Imagem em Destaque: Pixabay / goodlynx;