Nesse artigo, confira 10 dicas de cuidados que você precisa ter para deixar o seu furão solto dentro de sua casa sem causar acidentes.
Os furões são animais de estimação divertidos, sociáveis e muito fofos. Eles também são muito animados, incrivelmente curiosos e tendem a mastigar praticamente qualquer coisa em que possam afundar seus dentes. Especialistas aconselham que os furões sejam soltos de suas gaiolas pelo menos uma vez por dia e por cerca de duas horas, o que é muito tempo para explorar, bagunçar um ambiente e se meter em um mundo de problemas.
Antes de deixar seu furão por algum tempo solto, você deve proteger sua casa ou o cômodo, para garantir a sua segurança e a do animal. Abaixo, separamos 10 dicas de cuidado para que você possa deixar seu furão solto dentro de casa. Aproveite!
Veja também:
10 dicas para deixar o furão solto dentro de casa
1. Mantenha o furão em apenas um quarto
Nossas casas possuem muitos perigos que podem trazer problemas quando o furão fica solto dentro dela. É muito difícil monitorar uma casa inteira. Embora ainda haja perigos em um único quarto, é mais fácil ver o que seu furão está fazendo e gerenciar os pontos que podem ser perigosos para ele. Por mais que você tenha que monitorar o furão sempre que ele estiver fora da gaiola, mantê-lo em um quarto lhe dá um pouco mais de tempo para respirar.
2. Procure e bloqueie todos as saídas do quarto
Fique sabendo que uma saída para um furão não é a mesma que para um humano, e essas pequenas criaturas astutas podem se espremer em espaços surpreendentemente apertados. Isso inclui frestas nas janelas e até mesmo algumas nas portas. Você também deve verificar entradas de canos, buracos embaixo de móveis e etc. Lembre-se que se a cabeça do furão pode passar por uma abertura, é bem provável que seu corpo passe também.
3. Bloqueie entradas de aparelhos domésticos
O encanamento não é o único perigo em potencial. Muitos aparelhos têm um pequeno espaço embaixo e oferecem acesso ao motor e funcionamento interno do dispositivo. Isso representa um sério risco para um furão curioso, pois ele pode mastigar fios ou até mesmo se esconder dentro de uma máquina de lavar.
4. Cubra a parte de baixo dos móveis
Enquanto o topo das cadeiras e sofás tendem a ser cobertos, embora ainda possam ser mastigáveis para um animal pequeno, a parte de baixo pode ser aberta e convidativa para seu amiguinho de quatro patas. Pode ser necessário que você cubra a parte de baixo dos móveis usando um tecido grosso para evitar que ele consiga furar e entrar. Se você se não conseguir encontrar o furão após deixá-lo fora da gaiola, vale a pena dar uma olhada embaixo do sofá.
Veja também:
5. Verifique as almofadas
As almofadas são outro potencial esconderijo para os furões. Eles irão procurar um possível ponto fraco no tecido, áreas ao redor do zíper ou costura, e irão tentar entrar, pode acreditar! Alternativamente, eles podem se esconder atrás das almofadas, então você deve verificar novamente antes de se sentar, para evitar esmagá-lo.
6. Proteja seus colchões
Os colchões parecem muito resistentes, mas dependendo da qualidade dele, o furão pode conseguir entrar. Pode parecer algo extremo, mas cobrir a base do colchão antes de que seu furão entre, será muito mais fácil do que tentar recuperá-lo depois, e também elimina o risco dele comer o enchimento.
7. Remova objetos comestíveis
Os furões adoram mastigar e mastigam praticamente qualquer tipo de material, mas especialmente almofadas, espuma, borracha, papelão, madeira e plástico. Faixas de cabelo, elásticos e brinquedos de borracha para cães ou crianças devem ser removidos do alcance do furão, ou você corre o risco de que ele os coma e possa ter problemas digestivos.
8. Guarde os produtos de limpeza
Você deve garantir que não haja nenhum tipo de produto de limpeza ou outros produtos químicos nocivos nesse quarto. Podemos incluir aqui os xampus, condicionadores e maquiagens.
9. Certifique-se que as portas dos armários sejam difíceis de abrir
Os furões possuem narizes fortes, no sentido que podem usá-lo para abrir portas de armários e mover outros objetos. Se você não quiser passar horas verificando cada gaveta do armário em busca de seu pequeno fugitivo, feche bem as portas e use fechaduras ou outras coisas para bloqueá-las.
10. Tranque o banheiro
Qualquer corpo d’água é uma ameaça potencial, seja uma banheira, um vaso sanitário ou até mesmo um balde d’água. Furões selvagens podem nadar, assim como muitos outros animais de estimação, mas mesmo um nadador eficaz terá dificuldades se for deixado em um corpo d’água sem meios para sair. Se o furão escorregar para dentro do vaso sanitário, por exemplo, ele pode não conseguir sair, especialmente se entrar em pânico e fechar a tampa. Não vale o risco!
Dá pra manter o furão em um quarto?
Os furões possuem um cheiro que pode acabar confinado ao ambiente em que ele está, mas se você não o limpar diariamente, ele ruminará rapidamente pela sala. Se você pretende manter um furão no quarto, terá que gastar um bom tempo limpando sua caixa de areia e garantindo que a gaiola esteja impecável. Mas no geral, é algo realmente possível! Isso vai depender apenas da pessoa e dos cuidados com o animal!
Conclusão
Essas dicas para deixar o furão solto dentro de casa são mais eficazes se você mantiver o furão em apenas um único quarto, pois assim você restringe o acesso a coisas como banheiros, móveis da sala, sofá e etc. Lembre-se, porém, que você deve sempre supervisionar o furão quando ele estiver fora de sua gaiola, porque ele é um bichinho curioso e muitas vezes travesso.
Créditos da Imagem: Pixabay / christels;
[…] Source link […]